O ambiente da improvisação musical e o tempo

Autores

  • Rogério Luiz Moraes Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56087

Palavras-chave:

tempo, memória, escuta, livre-improvisação, improvisação idiomática, ambiente

Resumo

Neste ensaio, procuramos fazer uma reflexão sobre as questões ligadas ao tempo no contexto da improvisação musical. Como se dão os relacionamentos e interações entre os músicos, entre eles e seus instrumentos e entre os materiais e os procedimentos no contexto de uma prática em tempo real? Como se delineiam, neste ambiente, as questões ligadas à percepção do passado, presente e futuro? Qual é o papel da memória nas performances? Como se configura o tempo no devir da performance: como tempo liso, não mensurado ou como tempo estriado, pulsado e metrificado conforme definição de Pierre Boulez? Ou estaríamos no âmbito de um tempo múltiplo, não linearizado, pleno de simultaneidades, conforme as idéias de Olivier Messiaen? Estas e outras questões apontam para um tipo de improvisação que se dá "fora do tempo" e em que, a noção de organização é substituída pela noção de "ressonância".

Biografia do Autor

  • Rogério Luiz Moraes Costa, Universidade de São Paulo

    é professor de matérias teóricas no departamento de música da ECA- USP, compositor e saxofonista. Graduação e Mestrado - sob orientação do Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Ramos - no Depto. de Música da ECA-USP. Doutorado em andamento no Depto.de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, sob orientação do Prof. Dr. Sílvio Ferraz. Bolsista da FAPESP até julho de 2002, quando, através de concurso público, ingressou como professor de matérias teóricas no Depto de Música da ECA-USP. Em seu doutorado busca aprofundar certas questões relevantes para a música contemporânea, originadas em uma reflexão sobre práticas de improvisação.

Referências

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Ambiente Da improvisação Musical E O Tempo”. 2002. Per Musi, nº 05 e 06 (janeiro): 5-13. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56087.