Terra Selvagem, Lamentos da Terra e Alternâncias
o componente octatônico nas últimas três peças para piano de Bruno Kiefer
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57693Palavras-chave:
Bruno Kiefer, análise musical, componente octatônico, música brasileira para piano, performance musicalResumo
Tendo gravado a obra para plano solo de Bruno Kiefer, constatei a presença de sonoridades recorrentes cuja conformação coincide com o conteúdo intervalar das coleções octatónicas. Estas configurações intervalares e as sonoridades decorrentes contribuem na formação de um universo sonoro característico. Para defini-lo, mapeei os gestos musicais de cada uma das três últimas peças para piano Terra Selvagem, Lamentos da Terra e Alternâncias utilizando o programa "PCN" de Jamary Oliveira. Este texto é o resultado desta interpretação analítica.
Referências
BABBIT, Milton. "Twelve-Tone Invariants As Compositional Determinants". Musical Quarterly, v. XLVI n°2 (1960), p. 246-59.
BORDINI, Ricardo Mazzini. "O PCN, Um Breve Comentário." In: A Musica de Jamary Oliveira, p.143-47. Porto Alegre: Setor Gráfico do CPG-Música, 1994.
CARDASSI, Luciane. "A música de Bruno Kiefer: "Terra", Vento" e "Horizonte" e a poesia de Carlos Nejar". Porto Alegre, 1998, Dissertação (Mstrado em Música) UFRGS.
CHAVES, Celso Loureiro, "Na Intimidade da Sala De Aula", Cadernos Porto & Virgula, v. 6, Porto Alegre 1994, p. 77-83.
_____. "O todo do espelho a partir dos cacos", ZERO HORA, Porto Alegre, 8/IV, 1983, reproduzido do disco COLOQUIO, Conselho Estadual do Desenvolvimento Cultural, RS.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
_____. "Debussy and the Octatonic." Music Analysis, X nº 1-2 (1991), 125-69.
GERLING, Cristina Capparelli. "Traços Característicos na música de piano de Bruno Kiefer". OPUS, ANPPОМ, 3, 1991, p. 75-80.
_____. "Música para Piano". Cadernos Porto & Virgula, v. 6, Porto Alegre 1994, p. 44-47.
KIEFER, Bruno. E a vida continua, obras para piano solo de Bruno Kiefer, Piano: Cristina Capparelli, Porto Alegre, FUNPROARTE, 1995.
LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: Norton, 1989.
MORGAN, Robert. P. " On the Analysis of Recent Music". Critical Inquiry, Autumn 1977, p. 33-53.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York: Longman, 1980.
STRAUS, Joseph. Introduction to Post Tonal Theory. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






