A motivação para o desenvolvimento do trabalho de músicos de orquestra

Autores

Palavras-chave:

Ergonomia, Músicos, Orquestra, Motivação, Trabalho

Resumo

A motivação pode interferir na profissão musical, principalmente, pela necessidade constante da prática instrumental. Assim, buscou-se identificar os fatores relacionados à motivação para o desenvolvimento do trabalho de 22 instrumentistas de uma orquestra semi-profissional da região Sul do Brasil. De forma geral, pode-se dizer que os instrumentistas encontram-se motivados para a realização do trabalho.

Biografia do Autor

  • Fausto Kothe, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Música (bacharelado em viola) pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Apresentou-se com as principais orquestras do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Atuou na docência e preparação de alunos para a graduação durante os anos de 2006-2009. Atualmente é mestrando em Música da Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Educação Musical, Cognição e Filosofia.

  • Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Realizou especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde na linha de pesquisa Biomecânica da Atividade Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). É Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (2006-2008). Atualmente tem seus estudos voltados para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores atuando principalmente na área de ergonomia, antropometria e biomecânica. É doutoranda em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa de Ergonomia e é bolsista CNPq.

  • Érico Felden Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Educação Física (2004) e especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (2006) pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Saúde e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: barreiras e facilitadores para a promoção da qualidade de vida das pessoas e comunidades, saúde escolar, desigualdades em saúde, comportamento motor, sono, sonolência diurna excessiva, educação física escolar e imagem corporal. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina.

  • Eugenio Andrés Díaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design. Atualmente atua nos seguintes temas: ergonomia, gestão de design e usabilidade. Participa dos programas de Pós-Graduação em Design e Engenharia de Produção da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos.

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Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A motivação Para O Desenvolvimento Do Trabalho De Músicos De Orquestra”. 2012. Per Musi, nº 25 (janeiro): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40315.

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