Considerações sobre harmonização e música popular na disciplina Piano Complementar

Autores

  • Liliana Harb Bollos Universidade Federal de Goiás, Brasil
  • Carlos Henrique Costa Universidade Federal de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5166

Palavras-chave:

harmonização, piano popular, piano complementar, pedagogia do piano, piano em grupo

Resumo

A discussão proposta encontra-se pautada na necessidade da atualização dos variados processos de formação formal e informal da teoria e prática da harmonia do músico contemporâneo. Dentro desse escopo, o presente artigo discute a Harmonização a partir do contexto do ensino do piano popular como parte integrante da disciplina Piano Complementar. Para isso, primeiramente contextualiza-se o ensino da música popular no Brasil e os conceitos de Harmonia e Harmonização dentro de uma sucessão de processos históricos. Segundo, apresenta-se um experimento aplicando harmonizações da canção folclórica Sambalelê com duas turmas da disciplina Piano Complementar de duas instituições de nível superior brasileiras. Conclui-se que a Harmonia, além de ser tratada como disciplina teórica, deve ser vista como um alicerce do conhecimento musical voltado à performance e prática instrumental e a capacidade de harmonizar melodias está diretamente ligada à aplicabilidade que se faz dela diretamente ao piano.

Biografia do Autor

  • Liliana Harb Bollos, Universidade Federal de Goiás, Brasil

    pianista, professora e pesquisadora, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre e bacharel em Música (performance em piano – jazz) pela Kunst Universität Graz (Áustria) e bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP). É autora dos livros Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume / Funarte, 2010), tese de doutorado premiada com o edital Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010 e Clara na Música Popular (Ed. Som, 2011) e diversos artigos acadêmicos. Atualmente cursa o Pos-Doc na EMAC-UFG na área de Piano em Grupo sob supervisão do prof. Dr. Carlos H.Costa.

  • Carlos Henrique Costa, Universidade Federal de Goiás, Brasil

    Professor de regência, piano e piano em grupo da Universidade Federal de Goiás, coordenador do Programa de Pós-graduação em Música da UFG e desenvolve pesquisa nas áreas de Piano em Grupo, performance do piano e música de câmara. Bacharel em Física pela Unicamp (1992), bacharel em piano pela Universidade do Alabama em Huntsville (1996), mestre em piano pela Universidade Estadual de Ohio(1998), mestre em regência pela Universidade da Georgia em Athens e doutor em piano pela mesma universidade (2002).

Downloads

Publicado

2018-05-02

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Considerações Sobre harmonização E Música Popular Na Disciplina Piano Complementar”. 2018. Per Musi, nº 37 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5166.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)