Treze Canções de Amor de Camargo Guarnieri

uma abordagem histórica, analítica e interpretativa

Autores

  • José Vianey dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55379

Palavras-chave:

música brasileira, Camargo Guarnieri, canção brasileira, Modernismo e música

Resumo

Este artigo se constitui numa síntese da tese de doutoramento Treze Canções de Amor (Thirteen Songs of Love): a song cycle by Camargo Guarnieri, que objetivou desenvolver a literatura musical sobre o seu ciclo ampliando, assim, as possibilidades da performance e pedagogia vocais. Aspectos da vida e obra do compositor foram apresentados, a fim de situá-lo no contexto da sociedade brasileira e nos eventos históricos nos quais ele viveu.

Biografia do Autor

  • José Vianey dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

    José Vianey dos Santos, tenor, graduou-se em Educação Artística – Habilitação em Música e estudou Canto, História e Teoria da Música no Deptº de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, João Pessoa - PB. No Brasil seus principais professores de canto foram Tika Porto, Carmela Mattoso, Zuinglio Faustini e Edmar Ferretti, e no exterior, Grayson Hirst, Michael Forest e Janette Ogg. Em Munique, Alemanha, fez aperfeiçoamento em interpretação do Lied. Desde 1991 é professor de Canto do Depto de Música da UFPB, João Pessoa, desenvolvendo atividades pedagógicas, artísticas e de pesquisa e tendo se apresentado em recitais e concertos pelo Brasil e no exterior. Em João Pessoa, foi membro fundador de vários grupos musicais com ênfase na música vocal, como: Anima, Associação Lírica Bel Canto e Camena (Música Antiga). Mestre e Doutor em Música (MM, DMA - Performance Vocal) pela Shenandoah University, EUA.

Referências

ABREU, Maria. Camargo Guarnieri: O homem e episódios que caracterizam sua personalidade. In: SILVA, Flávio. (Org.) Camargo Guarnieri: O tempo e a música. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001. p.33-55.

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Disponível em: http://www.academia.org.br/. Acesso em: Maio 2005.

ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Itatiaia, 1999.

______. Música e jornalismo. São Paulo: Edusp, 1993.

GUARNIERI, Camargo. Treze canções de amor. Partitura para canto e piano. São Paulo: Serviço de Difusão de Partituras da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 1994.

KIEFER, Bruno. Música e dança popular – Sua influência na música erudita. 3ª ed. Porto Alegre: Movimento, 1990.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MENDONÇA, Belkiss Carneiro de. A obra pianística. In: SILVA, Flávio. (Org.) Camargo Guarnieri – O tempo e a música. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001.

RUBIM, Mirna. Controvérsias do português brasileiro para o canto erudito: uma sugestão de representação fonética. São Paulo: ArteUNESP. 2003/2004, 16, 68-84.

SANTOS, José Vianey dos. Treze canções de amor (Thirteen Songs of Love) – A song cycle by Camargo Guarnieri. Tese de doutorado, Shenandoah University, EUA, 2003.

SILVA, Flávio. (Org.) Camargo Guarnieri: O tempo e a música. Rio de Janeiro: FUNARTE; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnier: Expressões de uma vida. Tradução de Vera Silvia Guarnieri. São Paulo: EDUSP, 2001.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Treze Canções De Amor De Camargo Guarnieri: Uma Abordagem histórica, analítica E Interpretativa”. 2006. Per Musi, nº 13 (janeiro): 72-84. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55379.