Música brasileira para contrabaixo

coleta e organização de obras e formas de acesso ao acervo disponível

Autores

  • Sônia Ray Universidade Federal do Estado de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55384

Palavras-chave:

contrabaixo, repertório, catálogo, música brasileira, composição

Resumo

Este trabalho trata do processo de coleta de obras brasileiras disponíveis para contrabaixo no Brasil e a elaboração do catálogo online deste repertório no período de 1993 a 2005. O texto traz os critérios de organização, estruturação e atualização do catálogo, bem como uma listagem das obras que o compõem, divididas nas categorias: contrabaixo solo, contrabaixo com piano, contrabaixo de câmara e contrabaixo solista com orquestra. Entradas do catálogo em suas três principais versões (1996, 1998 e 2005) ilustram as atualizações do mesmo ao longo de quase uma década.

Biografia do Autor

  • Sônia Ray, Universidade Federal do Estado de Goiás

    Sônia Ray é professora da EMAC-UFG, onde leciona contrabaixo, música de câmara, metodologia de pesquisa e apreciação e crítica da música contemporânea. Doutora em Performance e Pedagogia do Contrabaixo pela Universidade de Iowa, EUA, onde foi bolsista da CAPES sob a orientação de Diana Gannett, tem se apresentado regularmente como solista e camerista (incluindo o Duo Marray com a pianista Marina Machado) no Brasil (Brasília, Goiânia e São Paulo) e EUA (Iowa City, Oberlin, Indianápolis e San Diego), tendo feito a estréia de diversas obras brasileiras para contrabaixo. Sócia-fundadora da ABC (Associação Brasileira de Contrabaixistas), idealizou e co-organizou cinco encontros internacionais de contrabaixistas, dois concursos nacionais de composição e um concurso de solistas para o instrumento. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de psicologia da performance musical e de catalogação (edição e editoração) de música brasileira para contrabaixo. É Coordenadora o GEPEM (Grupo de Pesquisa em Performance Musical).

Referências

ALBRIGHT, V. Relatório Trienal de Pesquisa para a UNESP. São Paulo, dez. 1992.

BORÉM, Fausto. Improvisação na Música de Bach em Transcrições para Contrabaixo. Revista da Associação Brasileira de Contrabaixistas. São Paulo, ano 1, n.1, 1993.

GUIMARÃES JÚNIOR, José e RAY, Sonia. Performance do Contrabaixo: localização, organização e análise de técnicas não-convencionais de execução do contrabaixo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 4. CD Rom. Anais... Goiânia: PPGMúsica-UFG, 2004.

GRODNER, Murray. A Comprehensive Catalog of Available Literature for the Double Bass. 2a ed. Bloomington: Grodner, 2001.

NEGREIROS, A. Perspectivas Pedagógicas para a Iniciação ao Contrabaixo no Brasil. Dissertação de Mestrado defendida em dezembro de 2003. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2003. 101p.

NEGREIROS, Alexandre e RAY, Sonia. Implicações Históricas na Atual Pedagogia do Contrabaixo no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 4. CD Rom. Anais... Goiânia: PPGMúsica-UFG, 2004.

RAY, Sônia. Catálogo de Obras Brasileiras Eruditas para Contrabaixo. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1996.

________. Brazilian Classical Music for the Double Bass: An Overview of the Instrument, the Major Popular Music Influences within its Repertoire and a Thematic Catalog. Dissertação de doutoramento. Universidade de Iowa, 1998.

________. Relatório de Pesquisa para a FUNAPE-UFG. Goiânia, julho de 2005.

ROBERT, Jean Pierre. Modes of Playing the Double Bass: a dictionary of sounds. Paris: Musical Guild, 1995.

RODRIGUES, Ricardo N.; RAY, Sonia. Ensino Coletivo de Contrabaixo: aplicação da proposta de iniciação de Alexandre Negreiros. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 4. CD Rom. Anais... Goiânia: PPGMúsica-UFG, 2004.

RUGGERI, Roger. Highlights of the Last Half Century for Solo Double Bass. ISB Magazine, Dalas, Texas, Vol. 18, n.1, Fall/Winter, 1991-2. p.20-24.

TELES, Ricardo e RAY, Sonia Ray. Edição, Restauração e Editoração Digital de Partituras: uma proposta de disciplina. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 4. CD Rom. Anais... Goiânia: PPGMúsicaUFG, 2004.

VIEIRA, Dominique e RAY, Sonia. Histórico da Aplicação de Técnicas de Performance de Contrabaixo no Brasil. In:

SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 4. CD Rom. Anais... Goiânia: PPGMúsica-UFG, 2004.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Música Brasileira Para Contrabaixo: Coleta E organização De Obras E Formas De Acesso Ao Acervo disponível”. 2006. Per Musi, nº 13 (janeiro): 100-111. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55384.