A literatura pianística do século XX para o ensino do piano nos níveis básico e intermediário
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55765Palavras-chave:
pedagogia do piano, música do século XX, música contemporânea, técnica pianísticaResumo
O repertório pianístico de cunho pedagógico foi sensivelmente ampliado no século XX, acompanhando as novas tendências da pedadogia e da educação musical, e oferecendo obras que refletem a notável variedade de linguagens e procedimentos utilizados. Como conseqüência, do ponto de vista pedagógico, o repertório em questão apresenta quase a totalidade de elementos pianísticos dos períodos anteriores, e, com mais intensidade, uma extensa variedade de elementos rítmicos e explorações timbrísticas do instrumento. Este artigo pretende avaliar o potencial pedagógico dessa literatura no ensino do piano nos níveis básico e intermediário.
Referências
BARRAUD, Henry. Para compreender as músicas de hoje. São Paulo: Edusp, 1968.
BUTTLER, Stanley. Guide to the best in contemporary piano music. Mentuchen, Nova Jersey: The Scarecrow Press, 1973.
CANADAY, ed. Das Neue Klavierbuch - Leichte Klavierstücke zeitgenössischer Komponisten. Mainz, Alemanha: Schott, 1968.
CLARK, Frances; DELEEUW, Adele; GOSS, eds. Contemporary piano literature. 6 vols. Miami: Warner Bros Publications, 2000.
CONTEMPORARY MUSIC AND THE PIANIST: a guide of resources and materials. Van Nuys, California: Alfred, 1976.
CORTOT, Alfred. Principî razionali della tecnica pianistica. Giuseppi Piccioli, trad. Milão: Suvini Zerboni, s.d.
GORDON, Stewart. "Influences on Peadgogy". In The well-tempered keyboard teacher, ed. M. Uszler, S. Gordon, E. Mach. Nova York: Schirmer Books, 1995, pp. 293-297.
HEILES, William. "An approach to twentieth-century music". In Creative piano teaching, ed. J. Like, Y. Enoch, G. Haydon, 3º ed. Champaign, Illinois: Stipes Publishing, 1996, pp. 251-259.
GANDELMAN, Salomea, 36 compositores brasileiros - obras para piano (1950/1988). Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MILLER, Marguerite, ed. Mosaics. Orem, UT, EUA: Sonos Music Resources, 1973.
NEUHAUS, Heinrich. L’art du piano. Fondettes Luynes, França: Éditions Van de Velde, 1971.
REID, Alexander. “Essential twentieth-century repertoire for the secondary student". In Creative piano teaching, ed. J. Like, Y. Enoch, G. Haydon, 3º ed. Champaign, Illinois: Stipes Publishing, 1996, pp.251-259.
ROSEN, Charles, “Brahms: classicism and the inspiration of awkwardness". In Critical Entertainments, Londres/Cambridge: 2000, pp. 146-161.
ROVICS, Howard. “The piano in contemporary chamber music”. The piano quarterly, No. 70 Winter 1969/70, p. 16-25.
SAMINSKY, FREED, eds. Masters of our days. Nova York: Carl Fischer, s.d.
SUCHOFF, Benjamin. Guide to Bártok´s Mikrokosmos. Ed. revisada. Londres: Boosey & Hawkes, 1971.
THOMPSON, Ellen. Teaching and understanding contemporary piano music. San Diego, California: Kjos West, 1976.
UZSLER, Marienne. "Technique and the intermediate student". In The well-tempered keyboard teacher, ed. M. Uszler, S. Gordon, E. Mach. Nova York: Schirmer Books, 1995, pp. 213-224.
WATTS, André. "Foreword". In The well-tempered keyboard teacher, ed. M. Uszler, S. Gordon, E. Mach. Nova York: Schirmer Books, 1995, pp. ix-x.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






