Notas sobre a interpretação de um Larghetto de Handel
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.58726Palavras-chave:
Música barroca, Ornamentação, Handel, Interpretação Historicamente Informada, FlautaResumo
O presente artigo discorre sobre a interpretação historicamente informada da música barroca, abordando a execução de movimentos lentos do tipo italiano, que costumeiramente devem ser ornamentados pelo intérprete. Para sustentar seus argumentos, a autora se vale do auxílio de um exemplo prático retirado do repertório flautístico: o Larghetto da Sonata em mi menor para flauta e baixo contínuo, op.1 no 1a, HWV 379, do compositor George Frideric Handel. Para este Larghetto são sugeridas opções de articulação, dinâmicas e andamento, sendo apresentadas justificativas musicais para tais escolhas, embasadas nos tratados da época e em fontes secundárias, usando como inspiração as Sonatas Metódicas de Georg Philipp Telemann. Ao final do artigo, há uma partitura contendo as partes originais de flauta e baixo contínuo do movimento em questão, acrescidas de sugestões de ornamentação e interpretação. Ao cotejar a parte original e a versão proposta, pode-se constatar o resultado prático da discussão teórica proposta pelo artigo.
Referências
Anjos, Guilherme Herdade Linberger dos. 2014. As Sonate Metodiche de Georg Philipp Telemann: um estudo sobre ornamentação e estilo no final do período barroco. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Música.
Charpentier, Marc-Antoine. ca. 1682. copiado por Sebastien de Brossard (1700) Règles de composition (Facsimile). 2023. Paris: Atelier Philidor.
Collinet, Jean Baptiste. Tonalities and Tuning Systems in Baroque Music, https://medium.com/@jcollinet/tonalities-and-tuning-systems-in-baroque-music-d9b3297bd0ee acessado em 2 de junho de 2024
Cyr, Mary. 1992. Performing Baroque Music, Portland: Amadeus Press.
Damais, Émile. 1970. Haendel, Paris: Classiques Hachette.
Fuller, David. 1990. “The Performer as Composer”, in Performance Practice: Music after 1600, Mayer Brown, Howard, Sadie, Stanley et allii. New York: WW Norton & Company.
Harnoncourt, Nikolaus. 1982. O discurso dos Sons, tradução de Marcelo Fagerlande, Rio de Janeiro: Zahar Editora.
Jacob, Francis. Tonalités et Affects d'après Charpentier, Mattheson, Rameau & Schubart, https://francisjacoblesite.wordpress.com/wp-content/uploads/2014/10/cc-tons-affect-des-tonalitecc81s1.pdf acessado em 2 de junho de 2024.
Lenneberg, Hans. 1958. “Johann Mattheson on Affect and Rhetoric in Music”, in Journal of Music Theory, Vol. 2, No. 2 (Nov), 193-236 Yale: Duke University Press.
Mattheson, Johannes. 1713/2004. Das Neu-Eröffnete Orchestre, (Fac-símile). Cap. II, Parte II “Tonalitäten”. Laaber: Laaber Verlag.
Neumann, Frederick. 1989. New Essays on Performance Practices. Rochester: University of Rochester Press.
Quantz, J. J. 1752/1966. On Playing the Flute, tradução de Edward Reilly, Londres: Faber and Faber.
Read, Lisa Karen. 1994 Robert Cavally's Edition of G. F. Handel's Solo Flute Sonatas: An Evaluation and Historical Perspective. 5813. LSU Historical Dissertations and Theses. https://repository.lsu.edu/gradschool_disstheses/5813, acessado em 04 de junho de 2024.
Sadie, Stanley (editor). 1988. Norton/Grove Encyclopedia of Music, NY: W.W. Norton & Company.
Telemann, G. F. 1728/2016, editor Kostujak Wolfgang. Methodical Sonatas for flute or violin and continuo, Edição Urtext Munich: G. Henle Verlag.
Wolff, Christoph; Mendel, Arthur; David, Hans T. 1999. The New Bach Reader: A Life of Johann Sebastian Bach in Letters and Documents. New York: WW Norton & Company.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






