TumTá and Pisada

Instrumentos Digitais de Dança e Música inspirados pelas Tradições Populares Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26151

Palavras-chave:

Novas interfaces para expressão musical, Instrumento musical digital, Instrumento digital de música e dança, Processo de design, Inspiração pela tradição, Instrumento musical brasileiro

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do TumTá, um Instrumento Digital de Dança e Música vestível que dispara samples sonoros com batidas de pé no chão e Pisada, uma pedaleira MIDI habilitada para dança. Eles foram desenvolvidos entre 2012 e 2017 para o uso de Helder Vasconcelos, dançarino e músico formado pelas tradições do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural de Pernambuco, Brasil. O design destes instrumentos foi inspirado em instrumentos tradicionais como a Zabumba e no vocabulário gestual do Cavalo Marinho, para fazer música e dançar ao mesmo tempo. O processo de desenvolvimento deste instrumento é descrito nas três fases de prototipagem conduzidas por três abordagens: blocos de construção, manufatura artesanal e fabricação digital. Analisamos o processo de design de tecnologia digital inspirada nas tradições brasileiras, apresentamos as lições aprendidas e discutimos trabalhos futuros.

 

Biografia do Autor

  • João Tragtenberg, Batebit Artesania Digital

    João Tragtenberg é fundador do Batebit Artesania Digital, onde pesquisa e desenvolve instrumentos digitais, instalações e performances de dança e música. Realizou seu mestrado em Ciência da Computação pela UFPE onde pesquisou instrumentos digitais de música e dança. Foi pesquisador industrial do Instituto SENAI de Inovação em TICs onde iniciou o CIIMUS, núcleo de Criatividade e Inovação para a Indústria da Música. Participou de eventos como o Festival Ars Eletronica, In Kepler's Gardens em 2020 em Bucareste, Romênia com a performance telemática CON- - -TACT, da abertura do carnaval do Recife 2018 em uma participação no espetáculo "O Frevo Para o Mundo" do Quinteto Violado e do Congresso Internacional de Novas Interfaces para Expressão Musical (NIME) apresentando sua pesquisa acadêmica e a performance “Gira”, onde dança e toca o instrumento que inventou, o Giromin, controlando programações luminosas e sínteses sonoras analógicas.

  • Filipe Calegario, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

    Filipe Calegario é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Seus interesses de pesquisa incluem design de instrumentos musicais digitais e novos dispositivos de entrada para interações musicais. Calegario é Doutor em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE.

  • Giordano Cabral, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

    Giordano Cabral é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Seus principais interesses de pesquisa são música computacional, novas interfaces para expressão musical, inteligência artificial, games, e inovação. Cabral é doutor pela Universidade Pierre et Marie Curie de Paris. Ele fundou empresas de tecnologia musical como Daccord Music Software e MusiGames Studio.

  • Geber Ramalho, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

    Geber Ramalho é professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Seus principais interesses de pesquisa são entretenimento digital, inteligência artificial e inovação. Ramalho é doutor em ciência da computação pela Université Paris 6. Foi presidente do conselho do CESAR, instituto brasileiro de inovação. 

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Publicado

2021-06-22

Como Citar

“TumTá and Pisada: Instrumentos Digitais De Dança E Música Inspirados Pelas Tradições Populares Brasileiras”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.26151.