A unidade da consciência e a consciência da unidade nas performances musicais

Autores

  • Abel Moraes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57808

Palavras-chave:

estados de consciência, performance musical, psicologia transpessoal, pensamento sistēmico, desenvolvimento pessoal

Resumo

Estudo nos campos da Psicologia Transpessoal, da abordagem sistêmica do Homem, e da Psicologia Integrativa de Ken Wilber, sobre os estados modificados de consciência e sua influência nas performances musicais. Descreve como algumas abordagens integradoras da prática e do ensino musical podem promover níveis superiores de consciência, beneficiando a performance e possibilitando oportunidades de crescimento pessoal e autoconhecimento através de experiências significativas com a música.

Biografia do Autor

  • Abel Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais

    é graduado em violoncelo e especialista em Educação Musical pela Escola de Música da UFMG. Em 1996, concluiu o Mestrado pela Thames Valley University, de Londres. É pesquisador e estudioso da psicologia do ensino instrumental, bem como das possibilidades terapêuticas do ensino e da prática musical. Possui cursos nas áreas de psicologia transpessoal, musicoterapia, terapia sistêmica breve, arte-terapia, psicodrama e recursos terapêuticos para crianças e adolescentes (CICLOCEAP de Belo Horizonte). É coordenador do projeto de implantação do ensino instrumental em grupo, professor de violoncelo e de estética musical da Escola de Música da UEMG. Camerista, atua como violoncelista convidado de diversas orquestras brasileiras, e também como professor e palestrista de diversos seminários e festivais em Minas Gerais e outros Estados.

Referências

ASSAGIOLI, Roberto. Psicossíntese: Manual de Princípios e Técnicas. São Paulo: Cultrix, 1992.

BERTOLUCCI, Eliana. Psicologia do Sagrado: Psicoterapia Transpessoal. São Paulo: Ágora, 1991.

BUSH, Carol. Healing Imagery & Music: Pathway to the Inner Self. Rudra Press, 1999.

CABRAL, Álvaro, NICK, Eva. Dicionário Técnico de Psicologia. 10ª. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

CAPRA, Fritjof. O Tao da Física. 16.ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

______. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 1999.

CASTELLANI, Moacyr. O que Importa é ser feliz. Ed. Gente 1996.

CHUN-TAO CHENG, Stehen. O Tao da Voz. São Paulo: Editora Rocco, 1999.

DAUELSBERG, G.Peter. Johannes Brahms: Gênese de suas Obras-mestres e da Inspiração. Trabalho de pesquisa e tradução realizado para UNESP, 1992.

DEREK, Watson. (Comp.) The Wordsworth Dictionary os Musical Quotations. Boston: Wordsworth, 1994.

FADIMAN, James. Teorias da Personalidade. São Paulo: Ed. Harbra Ltda, 1986.

FREGTMAN, Carlos D. Holomúsica. São Paulo: Cultrix, 1990.

______. Corpo, Música e Terapia. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1990.

______. Música Transpessoal. São Paulo: Cultrix, 1991.

______. O Tao da Música. São Paulo: Pensamento, 1988.

GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus Editorial, 1988.

GOLEMAN, Daniel. A Mente Meditativa. 5.ed. São Paulo: Editora Ática, 1977.

GREEN, Barry. The Inner Game of Music. London: Pan Books, 1987.

HAVAS, Kato. Stage Fright.10°. ed. London: Bosworth, 1995.

HERRIGEL, Eugen. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. 15.ed. São Paulo: Pensamento, 1998.

JOURDAIN, Robert. Música, Cérebro e Extase. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

KAMMER, Reinhard. O Zen na Arte de conduzir a Espada. 2.ed.São Paulo: Pensamento, 1988.

LE SHAN, Lawrence. Meditação Transcendental. 8.ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1993.

LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

MACKINTOSH, N., COLMAN, Andrew. (Eds.). Learning and Skills. New York: Longman, 1995.

MCCLELLAN, Randall. O Poder Terapêutico da Música. São Paulo: Editora Siciliano, 1988.

PLEETH, William. Cello. London: Kahn & Averill, 1994.

RIBEIRO, Ana Rita, ROMERO, Magalhães. Guia de Abordagens Corporals. São Paulo: Summus Ed., 1997.

ROBERTSON, Robin. Guia Prático de Psicologia Jungulana. São Paulo: Cultrix, 1992.

SALDANHA, Vera. A Psicoterapia Transpessoal. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1999.

SCHMIDT, Richard. Motor Learning and Performance: From Principles to Practice. Human Kinetcs Books, 1991.

STEIN, Murray. Jung - O Mapa da Alma: Uma Introdução. São Paulo: Cultrix, 1998.

TABONE, Marcia. A Psicologia Transpessoal. São Paulo: Cultrix, 1995.

TOBEN, Bob, WOLF, Fred Alan. Espaço-Tempo e Além.5ª. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

WALSH, Roger N., VAUGHAN, France (Orgs.) Além do Ego. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1995.

______. Caminhos além do Ergo: Uma visão Transpessoal. São Paulo: Cultrix, 1997.

WEIL, Pierre. Nova Linguagem Holística: Um guia alfabético. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. Espaço e tempo/CEPA, 1987.

WHITE, John (org.) O mais Elevado estado da consciência. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1993.

WILBER, Ken. A Consciência sem Fronteiras. 2ª.ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

______. O Espectro da Consciência. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

______. A Brief History of Everything. Londres: Gill Macmillan, 1996.

______. he Essencial Ken Wilber. Londres: Shambhala, 1998.

______. O projeto Atman: Uma Visão Transpessoal do Desenvolvimento humano. São Paulo: Cultrix, 1999.

______. Eye to Eye: The Quest for the new Paradigm. Londres: Shambhala, 1983.

Downloads

Publicado

2000-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Unidade Da Consciência E a Consciência Da Unidade Nas Performances Musicais”. 2000. Per Musi, nº 02 (janeiro): 30-49. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57808.