Crítica musical e a significação social de gravações de Prince nos anos 1980
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.19860Palavras-chave:
Prince e The Beatles, Crítica musical, Significação social da música, Mediação socialResumo
Este trabalho aborda um debate social iniciado em meados dos anos 1980 por jornalistas e críticos musicais norte-americanos a respeito de dois discos de Prince. O primeiro, Around the World in A Day, foi lançado em 1985; o segundo, Parade: Music from the Motion Picture Under the Cherry Moon, foi lançado em 1986. O debate em torno desses álbuns foi instigado pela suposição de que eles fariam referências a gravações produzidas pelos Beatles em meados dos anos 1960. Este artigo propõe investigar a relação de Prince com jornalistas e críticos musicais, bem como os papéis exercidos por estes e outros agentes sociais no processo coletivo de significação dos álbuns do artista, incluindo músicos que colaboraram na produção deles.
Referências
Barros, Frederico. 2016. “Sociologia da música: entre o rigor historicista e a crítica da arte”. In Música e ciências sociais: Para Além do Descompasso Entre a Arte e a Ciência. Editado por Dimitri C. Fernandes e Carlos Sandroni, 31-58. Curitiba: Editora Prismas.
Campos, Augusto de (Ed.). 1993. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Editora Perspectiva.
Clayton, Martin, Dueck, Byron, and Leante, Laura. 2013. “Introduction: Experience and Meaning in Music Performance”. In Experience and Meaning in Music Performance, ed. Martin Clayton, Dueck Byron and Laura Leante, 1-16. Nova York: Oxford University Press. Kindle edition.
Danielsen, Anne. 1997. “His name was Prince: a study of diamonds and pearls”. Popular Music 16 (3): 275–291. doi: 10.1017/S0261143000008412
Di Perna, Alan. 1994. “The guitarrist formerly known as Prince”. Guitar world. Nov: 50-64; 196.
Fuchs, Cynthia J. 1996. “‘I wanna be your fantasy’: Sex, death, and the artist formerly known as Prince”. Women & Performance: A Journal of Feminist Theory 8(2): 137-151. doi: 10.1080/-07407709608571235
Gell, Alfred. 1998. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Clarendon Press.
Gilroy, Paul. 2001. Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: Editora 34.
Greenman, Ben. 2017. Dig if you will the picture: funk, sex, god, and genius in the music of Prince. Nova York: Henry Holt.
Hawkins, Stan. 2009. “‘Chelsea Rodgers’ was a model: vocality in Prince of the twenty-first century”. In The Ashgate Research Companion to Popular Musicology, ed. D. Scott, 335-48. Burlington, VT: Ashgate.
Hawkins, Stan. 2017. “The sun, the moon and stars: Prince Rogers Nelson, 1958-2016”. Popular Music and Society, 40(1): 124-128. doi: 10.1080/03007766.2016.1245482.
Hawkins, Stan, and Niblock, Sarah. 2011. Prince: the making of the pop phenomenon. Farnham (England); Burlington (USA): Ashgate.
Hennion, Antoine. 1993. L'histoire de l'art: leçons sur la médiation. Réseaux, 11(60), 9-38. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/reso_0751-7971_1993_num_11_60_2365.
Hennion, Antoine. 2003. “Music and mediation: toward a new sociology of music”. In The Cultural Study of Music: a critical introduction, ed. M. Clayton, T. Herbert and R. Middleton, 80-91. Nova York: Routledge.
Lana, Jonas Soares. 2013. Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista. Rio de Janeiro: Programa e Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro. (Tese De Doutorado).
Lana, Jonas Soares. 2018. “Sobre o programa de escuta musical tropicalista: fonografia, agência e alteridade”. El Oido Pensante, 6(1): 7-31. Disponível em: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante. Acesso em 30 jan 2020.
Latour, Bruno. 2005. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Nova York: Oxford University Press.
López Cano, Rubén. 2006. “What Kind of Affordances are Musical Affordances? A Semiotic Approach”. L’ascolto Musicale: Condotte, Pratiche, Grammatiche. Terzo Simposio Internazionale Sulle Scienze del Linguaggio Musicale.
Mac Cord, Getúlio. 2011. Tropicália: um caldeirão cultural. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira.
MacDonald, Ian. 2007. Revolution in the head: the Beatles' records and the sixties. Chicago: Chicago Review Press.
McDonald, Kari, and Kaufman, Sarah Hudson. 2002. “‘Tomorrow never knows’: the contribution of George Martin and his production team to the Beatles’ new sound”. In Every sound there is: The Beatles’ Revolver and the transformation of rock and roll, edited by R. Russell, 139-157. Abingdon, Reino Unido: Routledge.
Motta, Nelson. 2000. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva.
Perry, Twila L. 2019. “Prince: double-consciousness in expressing the value of work”. Howard Journal of Communications, 30(2): 202-210. doi: 10.1080/10646175.2018.1539678.
Ro, Ronin. 2011. Prince: inside the music and the masks. New York: St. Martin’s Press.
Thorne, Matt. 2016. Prince: the man and his music. Chicago: Bolden; Agate.
Touré. 2013. I would die 4 u: why Prince became an icon. Nova Iorque: Atria Books.
Veloso, Caetano. 2008. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia de Bolso.
Vogel, Joseph. 2018. This thing called life: Prince, race, sex, religion, and music. London; Oxford: Bloomsbury.
Walser, Robert. 1994. “Prince as queer poststructuralist”. Popular Music & Society, 18(2): 79-89. doi: 10.1080/03007769408591556
Whiteneir Jr, Kevin. 2019. “Dig if you will the picture: Prince’s subversion of hegemonic black masculinity, and the fallacy of racial transcendence”. Howard Journal of Communications, 30(2): 129-143. doi: 10.1080/10646175.2018.1536566
Whiteneir Jr, Kevin. 2016. “The purple Prince: how Prince subverted gender through costume, performance, and eroticism”. Dress, 42(2): 75-88. doi: 10.1080/03612112.2016.1215804
----
Prince, Around the World in a Day, Paisley Park/Warner. 1985.
Prince, Parade – Music From the Motion Picture Under the Cherry Moon, Paisley Park/Warner. 1986.
The Beatles. Magical Mystery Tour. Parlophone/Capitol. 1967b.
The Beatles. Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band. Parlophone/Capitol. 1967a.
3. Outras fontes
Fischer, Clare. 2008. The bottom end. [Entrevista concedida a] Seymour Nurse. Londres (Inglaterra). Disponível em: https://www.thebottomend.co.uk/Clare_Fischer_artists.php. Acesso em 15 out 2019.
Grammy Awards. 2019. Prince (artist). Disponível em: https://www.grammy.com/grammys/artists/prince/¬5675. Acesso em 15 out 2019.
Influence. In: Cambridge Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/-influence. Acesso em: 27 jan. 2020.
Influence. In: Merriam-Webster Dictionary. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/¬influence. Acesso em: 27 jan. 2020.
Influência. In: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora, 2001. 1 CD-ROM.
Karlen, Neal. 1985. Prince talks: the silence is broken. Rolling Stone, São Francisco (Califórnia, EUA), 12 set. Disponível em: https://www.rollingstone.com/music/music-news/prince-talks-the-silence-is-broken-58812. Acesso em: 27 jan 2020.
Oscar. 2019. The 57th Academy Awards (1985). Disponível em: https://www.oscars.org/oscars/-ceremonies/1985. Acesso em 15 out 2019.
Palmer, Robert. 1985. Records: Prince’s “Around the world”. The New York Times, Nova York, 22 abr, sessão C, p. 16. Disponível em: https://www.nytimes.com/1985/04/22/arts/records-prince-s-around-the-world.html. Acesso em 30 jan 2020.
Prince.Org – Online Fan Community. Disponível em: www.prince.org. Acesso em 30 jan 2020.
The Prince Estate – Official Website. Discography. Disponível em: https://discography.prince.com/-albums/parade. Acesso em 17 dez 2019.
Under the cherry moon. 1986. Direção de Prince. EUA: Warner Bros (100 min.).
Zaleski, Annie. 2017. When Prince heard The Beatles’ “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” for the first time: exclusive interview. Difuser, Greenwich, Connecticut: 26 mai. Disponível em: https://diffuser.fm/prince-sgt-pepper/. Acesso em 3 jan 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






