A poética melodramática do Seicento

para além do mito da camerata do Conde Bardi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.29443

Palavras-chave:

Poética, Século XVII, Ópera, Tragédia, Artes liberais

Resumo

Analisamos a poética do século XVII em torno do nascimento da ópera, tentando clarificar os seus pressupostos filosóficos. Mostramos que as ideias-chave de Mei, Galilei e Bardi, tais como a distinção entre antigos e moderados, a crítica da polifonia versus monodia e a subordinação da música à poesia, se baseiam na distinção entre artes liberais e servil. A ideia inovadora de realizar uma commedia tutta em música, por oposição ao mito da camerata, não era relevante e só foi introduzida ad hoc por Cavalieri, Rinuccini e Caccini, seguidos mais tarde por outros teóricos que mal questionavam as velhas ideias. Apenas Pietro della Valle lançará as bases de uma nova poética, mais próxima da Idade Moderna do que da Idade Antiga.

Biografia do Autor

  • Daniel Martín Sáez, Universidade de Oviedo, Espanha

    Doutor em Filosofia pela Universidad Autônoma de Madri, licenciado em Filosofia e Musicologia, e Mestre em Estudos Avançados em Filosofia. Atualmente ensina Metafísica e Tendências Actuais em Filosofia na Universidade de Oviedo. Recebeu o prêmio Otto Mayer Serra International Music Research Award da Universidade da Califórnia e o 1º Prêmio da Sociedade Espanhola de Estudos do Décimo Oitavo Século. Foi VSRC da Universidade de Princeton e fez outra residência de pesquisa na Universidade de Ferrara. Também lecionou na Universidade de Granada e na Universidade Complutense de Madri. Publicou vários artigos sobre filosofia, música e ópera e participou em várias conferências internacionais.

Referências

Abramov-Van Rijk, Elena. 2014. Singing Dante: The Literary Origins of Cinquecento Monody. Farnham: Ashgate.

Anónimo, 1983. Il Corago, o vero alcune osservazioni per metter bene in scena le composizioni drammatiche. Ed. Paolo Fabbri y Angelo Pompilio. Firenze: Olschki.

Bagioli, Mario. 2008. Galileo cortesano. Trad. de María Victoria Rodil. Buenos Aires: Katz.

Bardi, Giovanni. 1763. “Discorso mandato da Gio: de’ Bardi a Giulio Caccini detto Romano Sopra la Musica antica, e’l cantar bene”. Ed. Giovanni Battista Doni: Lyra Barberina, II, Firenze: Stamperia Imperiale, pp. 233-48.

Bettley, John. 1993. “‘La compositione lacrimosa’: Musical Style and Text Selection in North-Italian Lamentations Settings in the Second Half of the Sixteenth Century”. Journal of the Royal Musical Association 118 (2): 167-202.

Biblioteca Medicea Laurenciana. Fondo Ashburnham, 558, I, vol. 2, f. 3v.

Bonini, Severo. 1979. Discorsi e regole. Ed. de Mary Ann Bonino. Provo: Brigham Young University Press.

Caccini, Giulio. 1600. Euridice, composta in musica in Stile rappresentativo. Firenze: Giorgio Marescotti.

Caccini, Giulio. 1602. Le nuove musiche. Firenze: I Marescotti.

Caccini, Giulio. 1614. Nuove musiche e nuova maniera di scriverle. Fiorenza: Zanobi Pignoni.

Carter, Tim. 2012. “‘E in rileggendo poi le proprie note’: Monteverdi responds to Artusi?”. Renaissance Studies 26 (1): 138-55.

_________. 1992. “Artusi, Monteverdi, and the Poetics of Modern Music”. Ed. Nancy Kovaleff Baker y Barbara Russano Hanning. Musical Humanism and its Legacy. Essays in Honor of Claude V. Palisca. Stuyvesant, Pendragon Press: 171-94.

Cavalieri, Emilio. 1600. Rappresentatione di anima, et di corpo. Roma: Nicolò Mutii.

Clowney, David. 2011. “Definitions of Art and Fine Art’s Historical Origins”, The Journal of Aesthetics and Art Criticism 69 (3): 309-320.

Cox, Virginia. 2008. The Renaissance Dialogue: Literary Dialogue in Its Social and Political Contexts, Castiglione to Galileo. Cambridge: Cambridge University Press.

Cusick, Suzanne G. 1993. “Gendering Modern Music: Thoughts on the Monteverdi-Artusi Controversy”. Journal of the American Musicological Society 46 (1): 1-25.

Della Valle, Pietro. 1640. Della musica dell’età nostra che non è punto inferiore, anzi è migliore di quella dell’età passata, repr. en Solerti 1903, pp. 148-179.

Doni, Giovanni Battista. 1763. Lyra Barberina. Vol. II. Firenze: Stamperia Imperiale.

Fabbri, Paolo. 1985. Monteverdi. Torino: EDT.

Ficino, Marsilio. 2018. Letters. London: Shepheard-Walwyn.

Gagliano, Marco. 1608. Dafne. Florencia: Cristofano Marescotti.

Galilei, Vincenzo. 1581. Dialogo della musica antica, et della moderna. Fiorenza: Giorgio Marescotti.

Gerbino, Giuseppe y Fenlon, Iain. 2006. “Early Opera: The Initial Phase”. Ed. James Haar. European Music, 1520-1640. Woodbridge: Boydell y Brewer.

Kirkendale, Warren. 2001. Emilio de’ Cavalieri. Firenze: Olschki.

Kirkendale, Warren. 1998. The Court Musicians in Florence during the Principate of the Medici. Firenze: Olschki.

Martín Sáez, Daniel. 2019. “La idea de ópera de Peter Kivy. El caballo de Troya del formalismo”. Ed José Antonio Baeta Zille. Diálogos com o Som, vol. V. Minas Gerais: Escola de Música de la Universidade Estadual de Minas Gerais: 221-246.

________________. 2020a. “Estética, musicología y secularización: el mito del nacimiento de la ópera en la historiografía del último siglo”. Resonancias. Revista de Investigación Musical 47: 39-58.

________________. 2020b. “Los melodramas de Gabriello Chiabrera: favole, favolette, intermedii y vegghie”. Revista de Musicología XLIII (1): 77-108.

______________. 2021a. “La crisis de la ópera en la obra de Theodor Adorno. Historia y crítica de un tópico infundado”. Opus XXVII (1): 1-19.

________________. 2021b. “Origins and Consolidation of the Term ‘Opera.’ From Italy to Germany, England, France and Spain”. The Castle Chronicles. Annals IX (74): en prensa.

Mei, Girolamo. 1977. Letters on Ancient and Modern Music to Vincenzo Galilei and Giovanni Bardi: a Study with Annotated Texts. Ed. Claude V. Palisca. Neuhausen-Stuttgart: American Institute of Musicology.

Mei, Girolamo. 1991. De modis musicis antiquorum. Ed. Tsugami Eisuke. Tokyo: Keiso Shobo.

Palisca, Claude V. 1985. “Artusi-Monteverdi Controversy”. Ed. Denis Arnold y Nigel Fortune. The New Monteverdi Companion. London: Faber and Faber: 127-58.

______________. 2021. “Camerata”. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Última visita: 9 de enero de 2021.

______________. 1985. Humanism in Italian Renaissance Musical Thought. New Haven and London: Yale University Press.

______________. 2006. Music and Ideas in the Sixteenth and Seventeenth Centuries. Urbana and Chicago: University of Illinois Press.

______________. 1989. The Florentine Camerata. New Haven and London: Yale University Press.

Patrizi, Francesco. 1586. Della Poetica. La Deca Istoriale. Ferrara, Vittorio Baldini.

Peri, Jacopo. 1600. Euridice. Fiorenza: Giorgio Marescotti.

Pirrotta, Nino. 1982. Music and Theatre from Poliziano to Monteverdi. Cambridge: Cambridge University Press.

Pöhlmann, Egert, y Martin L. West. 2001. Documents of Ancient Greek Music. The Extant Melodies and Fragments Edited and Transcribed with Commentary. Oxford: Clarendon Press.

Savage, Roger, y Matteo Sansone. 1989. “Il Corago and the Staging of Early Opera: Four Chapters from an Anonymous Treatise circa 1630”. Early Music 17 (4): 494-511.

Schwindt, Joel. 2014. “‘All that Glisters’: Orpheus’s Failure as an Orator and the Academic Philosophy of the Accademia degli Invaghiti”. Cambridge Opera Journal 26 (3): 239 - 270.

Rinuccini, Ottavio. 1600. Euridice. Firenze: Cosimo Giunti.

Rinuccini, Ottavio. 1622. Poesie... Alla Maestà Cristianissima di Luigi XIII. Re di Francia, e di Navarra. Firenze: I Giunti.

Solerti, Angelo. 1903. Le origini del melodramma. Testimonianze dei contemporanei. Bocca, Torino.

Storia di etichetta, I, ASF, Guardaroba medicea, f. 60.

Varchi, Benedetto. 1549. Due lezzioni... nella prima delle quali si dichiara un Soneto di M. Michelangnolo Buonarroti. Nella seconda si disputa quale sia piu obile arte la Scultura, o la Pittura. Fiorenza: Lorenzo Torretino.

Vitali, Filippo. 1620. Aretusa favola in musica. Roma: Luca Antonio Soldi.

Zarlino, Gioseffo. 1558. Le istitutioni harmoniche. Venetia.

Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A poética melodramática Do Seicento: Para além Do Mito Da Camerata Do Conde Bardi”. 2021. Per Musi, nº 41 (julho): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.29443.