Multiplicidade de recursos vocais, dramáticos e expressivos a partir da análise da obra Sound - para quatro vozes femininas, luz, cena e amplificação - de Luiz Carlos Csekö

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.34851

Palavras-chave:

Música vocal contemporânea, Interfaces canto performance, Notação gráfica híbrida, L. C. Csekö

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a multiplicidade de recursos vocais, dramáticos e expressivos, além da diversidade de estilos e tendências nas interfaces entre canto e performance, e a ampliação do espaço cênico-musical a partir da análise da obra Sound, para quatro vozes femininas, luz, cena e amplificação, do compositor Luiz Carlos Csekö. Após um breve relato da trajetória do compositor, serão apresentadas as estratégias utilizadas por Csekö para registrar sua obra, como a Notação Gráfica Híbrida, o Tempo em Suspensão e as Interfaces com Multimeios e Intermeios, além da utilização de microfonação e amplificação em sua abordagem do conceito de amálgama eletroacústico. Além de Sound, serão citadas três obras vocais selecionadas, onde são, também, exploradas pelo compositor, a enorme gama de possibilidades e de materiais sonoros particulares, a manipulação do texto traduzido em texturas e as indicações de elementos cênicos ao intérprete.

Biografia do Autor

  • Diogo Rebel e Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorando em Composição Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Diogo Rebel e Carvalho é mestre em Música (Linguagem e Estruturação Musical) pela mesma universidade e bacharel em Composição Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música. Pianista, regente, compositor e diretor musical, é professor de Análise Musical, Harmonia e Arranjo no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes/RJ. Motivado pela busca de referências sonoras, visuais e bibliográficas voltadas à análise do repertório e da performance cênico-musical concebidos a partir da segunda metade do século XX, sua pesquisa em música versa sobre os diversos contextos e processos criativos nas interfaces entre composição musical e criação cênica nos mais diversos contextos estéticos e estilísticos na contemporaneidade. Elementos ligados à Ópera moderna e ao Teatro Musical contemporâneo tangenciam seu trabalho como pesquisador.

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Multiplicidade De Recursos Vocais, dramáticos E Expressivos a Partir Da análise Da Obra Sound - Para Quatro Vozes Femininas, Luz, Cena E amplificação - De Luiz Carlos Csekö ”. 2021. Per Musi, nº 41 (setembro): 1-15. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.34851.