Multiplicidade de recursos vocais, dramáticos e expressivos a partir da análise da obra Sound - para quatro vozes femininas, luz, cena e amplificação - de Luiz Carlos Csekö
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.34851Palavras-chave:
Música vocal contemporânea, Interfaces canto performance, Notação gráfica híbrida, L. C. CseköResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar a multiplicidade de recursos vocais, dramáticos e expressivos, além da diversidade de estilos e tendências nas interfaces entre canto e performance, e a ampliação do espaço cênico-musical a partir da análise da obra Sound, para quatro vozes femininas, luz, cena e amplificação, do compositor Luiz Carlos Csekö. Após um breve relato da trajetória do compositor, serão apresentadas as estratégias utilizadas por Csekö para registrar sua obra, como a Notação Gráfica Híbrida, o Tempo em Suspensão e as Interfaces com Multimeios e Intermeios, além da utilização de microfonação e amplificação em sua abordagem do conceito de amálgama eletroacústico. Além de Sound, serão citadas três obras vocais selecionadas, onde são, também, exploradas pelo compositor, a enorme gama de possibilidades e de materiais sonoros particulares, a manipulação do texto traduzido em texturas e as indicações de elementos cênicos ao intérprete.
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