Canção como gênero multimodal

um estudo no ciclo Volare

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35298

Palavras-chave:

Canção, Multimodalidade, Composição musical, Sônia Cintra, Poesia

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as formas como poema e música se inter-relacionam na construção dos efeitos de sentido e seus desvios no gênero canção; e propor o entendimento da canção como um gênero multimodal. Nossos objetos de estudo são as reflexões sobre as leituras dos poemas de Sônia Cintra (1949-2018) para a criação do ciclo de canções Volare (2018), por Tadeu Taffarello, para voz feminina grave e orquestra de cordas. A canção será debatida como gênero multimodal a partir de um enfoque interdisciplinar e os contextos de criação serão abordados. As canções de Volare serão, ainda, agrupadas a partir de eixos temáticos, demonstrando a orquestração e a estruturação global do ciclo. Como resultado final, pretende-se que possam ocorrer novas abordagens ao gênero canção baseadas em uma perspectiva interdisciplinar, buscando abrir novas possibilidades de desenvolvimento científico e colaborar na ampliação da compreensão do gênero canção e da música brasileira atual.

Biografia do Autor

  • Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas

    Tadeu Moraes Taffarello (1978) é compositor e pesquisador musical. Iniciou seus estudos ainda criança junto à Escola de Música de Jundiaí-SP. Na adolescência, teve aulas de teoria e percepção musical com a regente Cláudia de Queiroz. Posteriormente, formou-se em Composição Musical (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também desenvolveu seu mestrado (2004) e doutorado (2010) em música, tendo como orientadores respectivamente Profa. Dra. Maria Lúcia Senna Machado Pascoal e Prof. Dr. Silvio Ferraz. Atuou como docente em música junto à Universidade Federal de Uberlândia (2003-2005), Universidade Estadual de Londrina (2005-2006 e 2012-2015), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2010) e Faculdade Santa Marcelina (2010). Como pesquisador, atua junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), órgão vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Unicamp. Como compositor, centra sua produção em obras vocais e/ou instrumentais.

  • Maria Cristina de Moraes Taffarello, Centro Universitário Padre Anchieta

    Doutora e mestre em Linguística, licenciada em Letras e bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa. No Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA), Jundiaí, SP, foi docente em cursos de pós-graduação e de graduação, participou do Grupo de Pesquisa de Práticas discursivas e textuais e coordenou a Revista Intersecções. É membro do conselho editorial de várias revistas em outras instituições e membro do GT - ANPOLL - Linguística Textual e Análise da Conversação.

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Publicado

2021-09-02

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Canção Como Gênero Multimodal: Um Estudo No Ciclo Volare”. 2021. Per Musi, nº 41 (setembro): 1-35. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35298.

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