Canção como gênero multimodal
um estudo no ciclo Volare
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35298Palavras-chave:
Canção, Multimodalidade, Composição musical, Sônia Cintra, PoesiaResumo
O artigo tem como objetivo discutir as formas como poema e música se inter-relacionam na construção dos efeitos de sentido e seus desvios no gênero canção; e propor o entendimento da canção como um gênero multimodal. Nossos objetos de estudo são as reflexões sobre as leituras dos poemas de Sônia Cintra (1949-2018) para a criação do ciclo de canções Volare (2018), por Tadeu Taffarello, para voz feminina grave e orquestra de cordas. A canção será debatida como gênero multimodal a partir de um enfoque interdisciplinar e os contextos de criação serão abordados. As canções de Volare serão, ainda, agrupadas a partir de eixos temáticos, demonstrando a orquestração e a estruturação global do ciclo. Como resultado final, pretende-se que possam ocorrer novas abordagens ao gênero canção baseadas em uma perspectiva interdisciplinar, buscando abrir novas possibilidades de desenvolvimento científico e colaborar na ampliação da compreensão do gênero canção e da música brasileira atual.
Referências
Bentes, Anna Christina e Leite, Marli Quadros, org. 2010 Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo, SP: Cortez.
Brindle, Reginald Smith. 1966. Serial Composition. London: Oxford University Press.
Carmelino, Ana Cristina, Taffarello, Maria Cristina, Lima, Geralda Oliveira e Ramos, Paulo. 2017. “Texto multimodal em práticas de ensino.” In: Linguística textual e ensino, organizado por Sueli Cristina Marquesi e Aparecida Lino Pauliukonis. São Paulo: Contexto.
Cintra, Sônia. 2014. Versátil. Edição bilíngue com tradução para o italiano de Inos CORRADIN. Jundiaí: Editora In House.
_____. 2011. Sustenido. Edição bilíngue com tradução para o italiano de Inos CORRADIN. Jundiaí: Editora In House.
_____. 2005 Salvador. Edição bilíngue com tradução para o italiano de Inos CORRADIN. Jundiaí: Editora In House.
_____. 2002. Melopéia. São Paulo: Laser Press.
_____. 1993. 40 graus. São Paulo: Maltese.
Cury, Nancy. 2009. “Prefácio.” In: Limão. Jundiaí: Editora In House.
Fávero, Leonor Lopes. 2000. Linguística textual: introdução. Coautoria de Ingedore Grunfeld Villaça Koch. 5. ed. São Paulo, SP: Cortez.
Fenerich, Alexandre Sperandéo. 2012. “A inscrição da intimidade na Symphonie pour un Homme Seul.” Tese de doutorado, São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.
FERRAZ, Silvio. 2007. “Notas do caderno amarelo: a paixão do rascunho.” Tese de livre docência, Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Gouvêa, Lúcia Helena, Pauliukonis, Aparecida Lino e Monnerat, Rosane. 2017. “Texto, cotexto e contexto: processos de apreensão da realidade.” In:. Linguística textual e ensino, organizado por Sueli Cristina Marquesi e Aparecida Lino Pauliukonis. São Paulo: Contexto.
Houaiss, Antônio e Villar, Mauro de Salles. 2009. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
Koch, Ingedore Villaça, Bentes, Anna Christina e Cavalcante, Mônica Magalhães. 2012 Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.
Melo, Edsônia de Souza Oliveira, Oliveira, Paulo Wagner Moura de Oliveira e Valezi, Sueli Correia Lemes. 2012. “Gêneros Poéticos em interface com gêneros multimodais.” In: Multiletramentos na escola, organizado por Roxane Helena Rodrigues Rojo e Eduardo Moura. São Paulo, SP: Parábola.
Orlandi, Eni de Lourdes Puccinelli. 2001. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes.
Penha, Gustavo Rodrigues. 2010. “Reescrituras na música dos séculos XX e XXI.” Dissertação de mestrado, Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
Ribeiro, Raquel de Sousa. 2014. “Posfácio: Versátil em tempo de celebração.” In: Versátil. Jundiaí: Editora In House.
Stein, Deborah, and Spillman, Robert. 1996. Poetry into Song : Performance and Analysis of Lieder. Oxford: Oxford University Press.
Taffarello, Tadeu Moraes e Ferraz, Silvio. 2007. Relógio, de José Augusto Mannis, e a composição por ciclos. Cadernos da Pós-Graduação, ano 9, v. 9, n. 2: 69-77.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






