Crítica às perspectivas conservatoriais
interfaces entre a educação musical em Portugal e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35689Palavras-chave:
Educação musical, Revistas acadêmicas, Conservatório, Tecnicismo, Conhecimentos musicaisResumo
O artigo procura compreender como as perspectivas pedagógicas de cunho tecnicista são discutidas em dois periódicos, a Revista da ABEM e a Revista Portuguesa de Educação Musical. A partir das contribuições oferecidas pelo social-realismo no âmbito da sociologia da educação, selecionou-se um corpus de artigos, sobre o qual recaiu uma análise de conteúdo. Nos debates travados em ambos os países, foram identificadas interfaces de questões centrais à educação musical na contemporaneidade. Paralelamente, o referencial social-realista instiga a compreensão e crítica de práticas conservatoriais, fortalecendo movimentos em prol de uma educação musical consistente e democratizada.
Referências
APEM. 2013. “III Simpósio sobre os paradigmas do ensino do instrumento musical no séc. XXI”. Revista de Educação Musical (139): 87.
Amado, João. 2014. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Aquino, Thaís Lobosque. 2016. “Epistemologia da educação musical escolar: um estudo sobre os saberes musicais nas escolas de educação básica brasileiras”. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bardin, Laurence. 2016. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Brasil. Ministério da Educação. 2018. Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Burnard, Pamela. 2014/2015. “Ensinar música criativamente e o pluralismo no desenvolvimento de criatividades musicais diversificadas em educação musical, na academia e na indústria”. Revista de Educação Musical (140-141): 86-100.
Camargo, Luciano de Freitas. 2018. “A questão do repertório na educação musical: os efeitos da indústria da cultura nas interações educacionais”. Revista da ABEM 26 (40): 59-74.
Charlot, Bernard. 2009. “School and the pupils’ work”. Sísifo: Educational Sciences Journal (10): 87-94.
Costa, Jorge Alexandre, Luísa Pais-Vieira, e Inês Pinto. 2018. “A ausência de outras músicas nas aprendizagens em formação musical”. Revista Portuguesa de Educação Musical (144): 51-59.
Del-Ben, Luciana, e Marcus Vinícius Medeiros Pereira. 2019. “Música e educação: sentidos em disputa”. In Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular, organizado por Fabiany de Cássia Tavares Silva e Constantina Xavier Filha, 189-209. Campo Grande: Editora Oeste.
Galon, Mariana S., e Ilza Zenker Leme Joly. 2018. “Criando a várias mãos: Por uma Educação Humanizadora na Infância Musical”. Revista Portuguesa de Educação Musical (144): 23-32.
Green, Lucy. 2006. “Popular music education in and for itself, and for ‘other’ music: current research in the classroom”. International Journal of Music Education 24 (2): 101-118.
Green, Lucy. 2001. How popular musicians learn. Londres: Ashgate.
Green, Lucy. 1998. Music on deaf ears – Musical meaning, ideology and education. Manchester: Manchester University Press.
Hoadley, Ursula. 2018. Pedagogy in poverty: lessons from twenty years of curriculum reform in South Africa. Londres: Routledge.
Lopes, Vivianne, e Maria do Céu Roldão. 2018. “Diferenciação curricular no ensino superior de música em Portugal: perspectivas sobre as aulas de canto”. Revista Portuguesa de Educação Musical (144): 33-41.
Martinez, Andréia P. Araújo, e Patrícia Lima Martins Pederiva. 2013. “Um breve olhar para o passado: contribuições para pensar o futuro da educação musical”. Revista da ABEM 21 (31): 11-22.
Maton, Karl. 2014. Knowledge and knowers: towards a realist sociology of education. London: Routledge.
Maton, Karl, e Rob Moore, eds. 2010. Social realism, knowledge and the sociology of education: coalitions of the mind. Londres: Continuum.
McPhail, Graham. 2013. “The canon or the kids: teachers and the recontextualisation of classical and popular music in the secondary school curriculum”. Research Studies in Music Education 35 (1): 7-20.
McPhail, Graham. 2014. “Pathways to powerful knowledge: a case for music’s ‘voice’”. In Knowledge and the future of the curriculum, editado por Brian Barret e Elisabeth Rata, 123–135. Palgrave MacMillan.
McPhail, Graham. 2015. “Music on the move: methodological applications of Bernstein’s concepts in a secondary school music context”. British Journal of Sociology of Education 37 (8): 1147-1166.
McPhail, Graham. 2017. “Powerful knowlege: insights from music’s case”. The Curriculum Journal 28 (4): 524-538.
Morais, Ana, e Izabel Neves. 2001. “Pedagogical social contexts: Studies for a sociology of learning”. In Towards a sociology of pedagogy: The contribution of Basil Bernstein to research, editado por Ana Morais, Isabel Neves, Brian Davies e Harry Daniels, 185–222. Nova Iorque: Peter Lang.
Narita, Flávia. 2015. “Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal”. Revista da ABEM 23 (35): 62-75.
Paz, Ana Luísa. 2017. “Can genius be taught? Debates in Portuguese music education (1868–1930)”. European Educational Research Journal 16 (4): 504-516.
Pereira, Marcus Vinícius Medeiros. 2016. “Traços da história do currículo a partir da análise de livros didáticos para a educação musical escolar”. Revista da ABEM 24 (37): 17-34.
Pereira, Marcus Vinícius Medeiros. 2014. “Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo”. Revista da ABEM 22 (32): 90-103.
Philpott, Chris. 2016/2017. “A justificação da música no currículo revisitado”. Revista Portuguesa de Educação Musical (142-143): 17-26.
Queiroz, Luis Ricardo Silva. 2017. “Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões”. Revista da ABEM 25 (39): 132-159.
Reis, João Gomes e Pedro Duarte. 2018. “O currículo, a educação musical e as realidades individuais de cada estudante: um ensaio em defesa da inclusão cultural no ensino de música”. Revista da ABEM 26 (41): 5-20.
Reigado, João. 2018. “Novos referenciais curriculares e implicações na Educação Musical”. Revista Portuguesa de Educação Musical (144): 12-22.
Santos, Micael Carvalho dos. 2019. “A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil”. Revista da ABEM 27 (42): 52-70.
Santos, Margarida Fonseca. 2013. “Tokáscrever uma canção!”. Revista de Educação Musical, nº 139: 40-43.
Santos, Regina Márcia Simão. 2015. “Práticas de ensino de música: os fios da marionete ou os fios de Ariadne?”. Revista da ABEM 23 (34): 110-124.
Sarmento, Viviane Linda, e Marcos Garcia Neira. 2017. “A ‘boa música’ e o ‘lixo cultural’: a imposição de uma identidade na Revista Nova Escola”. Revista da ABEM 25 (38): 33-48.
Sousa, Renan Santiago de, e Ana Ivenicki. 2016. “Sentidos de multiculturalismo: uma análise da produção acadêmica brasileira sobre educação musical”. Revista da ABEM 24 (36): 55-70.
Sousa, Tiago, e Ana Almeida. 2016/2017. “Tocar e compor? Integrando a prática da composição na aula de guitarra clássica”. Revista Portuguesa de Educação Musical (142-143): 37-49.
Souza, Cristiane M. Nogueira de. 2013. “Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia”. Revista da ABEM 21 (31): 51-62.
Venade, Ana, António Vasconcelos, Carlos Gomes, Gilberto Costa, e Manuela Encarnação. 2014/2015. “Cantar Mais: uma plataforma ao serviço da educação artístico-musical e da comunidade”. Revista de Educação Musical (140-141): 101-110.
Visnadi, Gabriela Flor, e Viviane Beineke. 2016. “‘De amizade, letras e ritmos’: ideias das crianças sobre a composição musical na escola básica”. Revista da ABEM 24 (36): 71-84.
Webster, Peter. 2016. “Big Ideas in music teaching and learning: implications for cognitive research and practice”. Revista da ABEM 24 (37): 8-16.
Westerlund, Heidi. 2016/2017. “Renarrar o futuro da educação musical: como a sociedade desafia a nossa profissão no século XXI”. Revista Portuguesa de Educação Musical (142-143): 7-16.
Wheelahan, Leesa. 2010. Why knowledge matters in curriculum – a social realist argument. Londres: Routledge.
Young, Michael. 2011. “O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas”. Revista Brasileira de Educação 16 (48): 609-623.
Young, Michael, e Johan Muller. 2016. “Three educational scenarios for the future – Lessons from the sociology of knowledge”. Capítulo 5 in Curriculum and the specialization of knowledge: studies in the sociology of education, 64-79. Londres: Routledge.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






