Crítica às perspectivas conservatoriais

interfaces entre a educação musical em Portugal e no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35689

Palavras-chave:

Educação musical, Revistas acadêmicas, Conservatório, Tecnicismo, Conhecimentos musicais

Resumo

O artigo procura compreender como as perspectivas pedagógicas de cunho tecnicista são discutidas em dois periódicos, a Revista da ABEM e a Revista Portuguesa de Educação Musical. A partir das contribuições oferecidas pelo social-realismo no âmbito da sociologia da educação, selecionou-se um corpus de artigos, sobre o qual recaiu uma análise de conteúdo. Nos debates travados em ambos os países, foram identificadas interfaces de questões centrais à educação musical na contemporaneidade. Paralelamente, o referencial social-realista instiga a compreensão e crítica de práticas conservatoriais, fortalecendo movimentos em prol de uma educação musical consistente e democratizada.

Biografia do Autor

  • Mauricio Braz de Carvalho, Universidade de São Paulo

    Mauricio Braz de Carvalho atua como professor de música na educação básica há doze anos. É doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e, tendo recebido uma bolsa de pesquisa, realizou um período de estudos no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Seus interesses de investigação voltam-se às discussões sobre educação musical, currículo e conhecimento escolar, sendo membro do grupo de estudos e pesquisas ECCo: Escola, Currículo e Conhecimento.

  • Ana Luísa Fernandes Paz, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

    Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e pesquisadora na UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Doutora em Educação – História da Educação pelo mesmo Instituto de Educação, é também Mestre em Sociologia – Sociologia da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, e Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem publicado em História da Educação e Educação Artística e, particularmente, acerca das trajetórias de músicos e os seus interesses de investigação estendem-se ainda à pedagogia do ensino.

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Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Crítica às Perspectivas Conservatoriais: Interfaces Entre a educação Musical Em Portugal E No Brasil”. 2021. Per Musi, nº 41 (outubro): 1-25. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35689.