Interpretação vocal e processos de criação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35863Palavras-chave:
Processos de criação, Cantores, Compositores, Umwelt, SelfResumo
Este artigo aborda aspectos ligados aos processos de criação de cantores, trazendo também seu diálogo com o trabalho de criação dos compositores. Isso inclui as questões de Umwelten (Vieira 2008, 2009), sujeito e self Peirceano (Colapietro 1989, 2003), o conceito de mestiçagem (Laplantine e Nouss 2002), suportes (escritos ou oralizados), e a percepção ecológica, tal como conceituada por J. Gibson (1979). Para contribuir com a reflexão sobre esses aspectos, selecionamos alguns depoimentos de cantores acerca de suas criações interpretativas da Canção de Amor de Villa-Lobos, buscando trazer à luz conhecimentos sobre seus processos criativos, sempre inacessíveis ao público. Esses depoimentos constam de nossa tese de doutorado defendida na linha de pesquisa de Processos de Criação. Recorremos ainda, a recursos da crítica de processos e redes da criação de Cecilia Salles (2006, 2008, 2010, 2011).
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