Avaliação da performance instrumental pelos professores de trompete

questões e desafios

Autores

  • Maria Clara Costa Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
  • Jaime Filipe Barbosa Conservatório de Música de Coimbra (Portugal)

Palavras-chave:

Avaliação, Performance Musical, Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick, Dimensões da crítica musical descritas por SWANWICK e TILLMAN

Resumo

Um grupo de professores de Trompete foi convidado a avaliar a performance instrumental de dois alunos. Inicialmente, a avaliação da performance instrumental dos executantes foi realizada livremente (sem referenciais teóricos ou instrumentos específicos) e posteriormente baseada na Escala de Registo da Execução Musical, a qual foi construída com base na teoria de Espiral de Desenvolvimento Musical (SWANWICK, 1988). Pretendeu-se efetuar um contraste entre as avaliações efetuadas pelos professores de Trompete, baseadas na Escala de Registo da Execução Musical (COSTA e BARBOSA, 2010) e as avaliações livremente produzidas pelos mesmos (sem referenciais). Quando se coloca em confronto as duas formas de avaliação é possível constatar inconsistências nas avaliações dos professores a respeito da performance instrumental dos alunos.

Biografia do Autor

  • Maria Clara Costa, Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

    Maria Clara Pereira Fernandes Costa é licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho. Em 2000 apresentou a tese de Mestrado na mesma instituição na área de Psicologia Escolar. Atualmente prepara candidatura ao doutoramento em Psicologia na Universidade de Aveiro. Desde 1999 tem exercido funções como docente do ensino superior, tendo colaborado com a Universidade do Minho e a Universidade Católica Atualmente exerce a atividade docente na Escola Superior de Educação de Fafe e na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Tem orientado teses e projetos de investigação subordinados à análise do processo de ensino-aprendizagem numa vertente psicológica. Tem publicado na área da Psicologia da Educação.

  • Jaime Filipe Barbosa, Conservatório de Música de Coimbra (Portugal)

    Jaime Filipe Barbosa realizou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu em 1993 o Curso Completo de Trompete (Exp. Pedagógica de 1971). Mais recentemente, em 2007, concluiu a licenciatura em Orientação Educativa na Escola Superior de Educação de Fafe. Enquanto Trompetista colabora com instituições como a Orquestra Nacional do Porto e a Orquestra Filarmonia das Beiras, entre outras, e apresenta-se regularmente integrado em formações de música de câmara. É, desde 1995, professor da disciplina de Trompete no Conservatório de Música de Coimbra e na Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

Referências

ANDRADE, Margareth. A avaliação em execução musical. Estudo sobre critérios utilizados por regentes de grupos corais escolares. Paraná: UFPR, 2001.

ASMUS, Edward. Music Assessment Concepts. Music Educators Journal, v.86, n.2, 1999, p.19-24.

COSTA, Maria Manuela. O valor da música na educação na perspetiva de Keith Swanwick. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010 (Dissertação de Mestrado).

COSTA, Clara; BARBOSA, Jaime. Avaliação na Música: questões e dificuldades. Fafe: Escola Superior de Educação de Fafe, 2010 (Tese do Curso de Formação Complementar em Orientação Educativa).

DEL BEN, Luciana. Avaliação da aprendizagem musical dos alunos: reflexões a partir das conceções de três professoras de música do ensino fundamental. In: HENTSCHKE e SOUZA (Orgs). Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003, p.29-40.

ELLIOTT, David. Music Matters, a new philosophy of music education. New York: Oxford University Press, 1995.

FRANÇA, Cecilia Cavalieri. Composing, performing and audience-listening as symmetrical indicators of musical understanding. University of London Institute of Education,1998 (Tese de Doutoramento, PhD).

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Possibilidades de aplicação do modelo espiral de desenvolvimento musical como critério de avaliação no vestibular da escola de música da UFMG. Opus, Belo Horizonte: UFMG, v.7, 2000b, www.musica.ufmg.br/anppom/opus. Acesso em: 3 de abril,2012.

FRANCA, Cecília Cavalieri. Dizer o indizível: considerações sobre a avaliação da performance instrumental de vestibulandos e graduandos em música. PER Musi, n.10, 2004, p.31-48.

FRANÇA, Cecilia Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v 13, nº 21, 2002, p.5-41.

HARGREAVES, David. The developmental psychology of music: Scope and aims. In: G. SPRUCE (Ed). Teaching Music. London: Routledge, 1996.

JOHNSON, Peter. Performance as Experience: the problem of assessment criteria. British Journal of Music Education, v.14, n.3, 1997, p.271-282.

SANTOS, Cynthia. Avaliação da Execução Musical: A Concepção Teórico-prática dos Professores de Piano. In: HENTSCHKE, L. e SOUZA, J. (Orgs), Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna. 2003. cap 3, p.41-50.

SLOBODA, John. Music performance: expression and the development of excellence. In: R. AIELLO (Ed.), Musical perceptions New York: Oxford University Press,1994, p.152-172.

STAVRIDES, Michael. The Interaction of Audience-Listening and Composing: A Study in Cyprus Schools, Unpublished PhD, University of London, Institute of Education,1995.

SWANWICK, Keith. Music Mind and Education. London: Routledge,1988.

_______________.Musical Knowledge. Intuition analysis and music education. London: Routledge, 1994.

_______________.Teaching Music Musically. New York: Routledge, 2012.

SWANWICK, Keith; TILLMAN, June. The sequence of musical development: a study of children’s composition. British Journal of Music Education, v. 3, n.3, 1986, p.305-339.

SWANWICK, Keith; RUNFOLA, Maria. Developmental characteristics of music learners. In R. COLWELL E C. RICHARDSON (Eds.). The new handbook of research on music teaching and learning. MENC. Oxford: Oxford University Press, 2002, p.373-397.

TOURINHO, Cristina. Relações entre os Critérios de avaliação do professor de Violão e uma teoria de Desenvolvimento Musical. Salvador, 2001 (Tese de Doutoramento).

TOURINHO, Cristina; OLIVEIRA, Alda. Avaliação da Performance Musical. In: HENTSCHKE e. SOUZA (Orgs), Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna. 2003, p.13-28.

Downloads

Publicado

2015-06-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Avaliação Da Performance Instrumental Pelos Professores De Trompete: Questões E Desafios”. 2015. Per Musi, nº 31 (junho): 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38791.