Procedimentos composicionais utilizados no Ponteio Nº2 de Pedro Miguel a partir da modelagem do Ponteio Nº12 de Camargo Guarnieri

Autores

Palavras-chave:

Camargo Guarnieri, Ponteio N.º12, Sistemas composicionais de música

Resumo

Este artigo trata da modelagem do sistema composicional utilizado pelo compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), na criação do Ponteio Nº12, do Segundo caderno de sua série para piano denominada Ponteios. Esta modelagem foi realizada a partir da observação detalhada do comportamento de diversos parâmetros musicais utilizados pelo autor nessa obra. Com base na observação quantitativa e qualitativa de como as diversas unidades estruturais da obra se inter-relacionam, progridem e se transformam no decorrer do tempo musical, foi proposto, em uma segunda fase, um sistema composicional utilizado no planejamento composicional do Ponteio Nº 2, para piano, de Pedro Miguel.

Biografia do Autor

  • Pedro Miguel de Moraes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Bacharelando em Composição pela Universidade Federal de Campina Grande, iniciou sua carreira como violonista erudito, passando mais tarde para a área da composição, onde estuda sob a orientação de Liduino Pitombeira, sem, no entanto, abandonar sua ligação com o violão, instrumento para o qual escreveu algumas obras, entre peças atonais, choros e prelúdios. Em seu catálogo constam obras para piano solo, quarteto de cordas, conjunto de metais, regional (formação típica do choro), além do seu instrumento “materno”, o violão. Pedro Miguel faz parte do GAMA, Grupo de Análise Musical, grupo de pesquisa do CNPq certificado pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Gustavo de Castro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Estudou flauta doce, percussão e bateria na Escola Municipal de Música de Americana. De 1995 a 2005, foi percussionista na Banda Municipal Gunars Tiss da cidade de Nova Odessa-SP. Em 2006 iniciou o Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba, onde também fez cursos de composição no COMPOMUS com Eli-Eri Moura, Ilza Nogueira, José Orlando Alves e Liduino Pitombeira. Com a obra Fragmentos do Som foi um dos oito compositores selecionados pelo Goethe Institut Córdoba-AR para o VII Festival Internacional de Música Contemporânea. Com a obra Post Mortem foi selecionado para o Festival Internacional Druskomanija 2010 da Lituânia. Atualmente cursa mestrado em Filosofia na Universidade Federal da Paraíba pesquisando o Compendium Musicae de René Descartes.

  • Liduino Pitombeira , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Professor de Composição e Teoria Musical da Universidade Federal de Campina Grande. Sua música tem sido executada pelo Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Louisiana Sinfonietta, Orquestra Sinfônica do Recife, Poznan Philharmonic Orchestra (Polônia) e OSESP. Tem recebido diversas premiações em concursos de composição no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo o 1º Prêmio no Concurso Camargo Guarnieri de 1998, o 1º Prêmio no concurso “Sinfonia dos 500 Anos” e o prêmio “2003 MTNA-Shepherd Distinguished Composer of the Year Award”. Recebeu o PhD em Composição pela Louisiana State University (EUA), onde estudou com Dinos Constantinides. Suas obras são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale.

Referências

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. 1999. Dissertação (mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP: 1999.

FIALKOW, Ney. Os Ponteios de Camargo Guarnieri. Tese de doutorado. EUA: Peabody Institute of the John Hopkins University, 1995.

FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.

GOMES, Wagno Macedo. Chorando Baixinho, de Abel Ferreira: aspectos interpretativos do clarinetista Paulo Sérgio Santos.

Dissertação (mestrado em Música). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

KOSTKA, Stefan e Dorothy Payne. Tonal Harmony. 3ª Ed. New York: McGraw-Hill, Inc.,1994.

MENDONÇA, Belkiss C. A obra pianística. In: Camargo Guarnieri: o Tempo e a Música. Org. Flávio Silva. Rio de Janeiro: Funarte, 2001, p.421-22.

SILVA, Flávio. Org. Camargo Guarnieri: o Tempo e a Música. Rio de Janeiro: Funarte, 2001, p.421-22.

VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri: Expressões de uma Vida. Trad. Vera Silvia Camargo Guarnieri. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Imprensa Oficial, 2001.

Downloads

Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Procedimentos Composicionais Utilizados No Ponteio Nº2 De Pedro Miguel a Partir Da Modelagem Do Ponteio Nº12 De Camargo Guarnieri”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39725.