Direcionalidade em duas melodias do século XX

Syrinx, de Claude Debussy e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky

Autores

  • Matheus Gentile Bitondi Faculdade Santa Marcelina (FASM) / Faculdade Integral Cantareira (FIC)

Palavras-chave:

Análise melódica, Direcionalidade em música, Música do século XX, Debussy, Stravinsky

Resumo

O presente trabalho analisa a estruturação melódica das peças Syrinx, de Claude Debussy, e a primeira das Três peças para clarinete solo, de Igor Stravinsky, em busca dos procedimentos geradores de direcionalidade no discurso. Para tal, foram considerados aspectos como dinâmica, estrutura rítmica, composição intervalar e movimento no registro. Ao final do trabalho, chegou-se à conclusão que ambos os compositores lançam mão de procedimentos tradicionais para conferir direcionalidade às linhas melódicas, ao mesmo tempo em que contribuem com recursos novos e particulares.

Biografia do Autor

  • Matheus Gentile Bitondi, Faculdade Santa Marcelina (FASM) / Faculdade Integral Cantareira (FIC)

    Formado em Composição Musical pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Análise Musical pela mesma instituição. Atualmente, é responsável pelas disciplinas Harmonia, Contraponto, Análise e Composição na Faculdade Santa Marcelina e na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira.

Referências

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Direcionalidade Em Duas Melodias Do século XX: Syrinx, De Claude Debussy E a Primeira Das Três peças Para Clarinete Solo, De Igor Stravinsky”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-13. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39944.