O Beethoven de DeNora
o contexto está no texto
Palavras-chave:
Beethoven, Cânone, Classicismo vienense, Contexto de recepção, Música e sociedade, Tia deNoraResumo
Estudo sobre a repercussão do livro de deNOra (1995), e discussão sobre os conceitos que vêm à tona, a partir de uma abordagem sociológica do fenômeno do “gênio criador”; do surgimento do conceito de “música séria”1 em oposição ao entretenimento; das estratégias de ocupação de um determinado campo cultural e suas aplicações em novos contextos. Todos os fatores que elegeram Beethoven são inoperantes num mundo em que novas regras se impõem na produção artística, tanto quanto na produção de mercadorias em geral: essa a principal contribuição do livro, que passou despercebida pela maioria das resenhas publicadas à época de sua publicação.
Referências
ANDERSON, Robert. Review: Constructing Genius. Source: The musical Times, v. 139, n. 1864 (autumn, 1998), p. 60-61. Published by: musical Times Publications Ltd. http://www.jstor.org/stable/1003472 (acesso em 02/02/2012).
BORN, Geogina e HESMONDALGH, David. Western music and its others. Los angeles, University of California Press, 2000.
BOWEN, José. The Value of Beethoven. Beethoven Hero by Scott Burnham; Beethoven and the Construction of Genius: Musical Politics in Vienna, 1792-1803 by Tia deNora. review by: José a. BOWeN, page 91 of 91-99. Disponível em http://www.jstor.org/stable/746794 (acesso em 02/02/2012).
CORRÊA, Paula da Cunha. Harmonia. São Paulo, Humanitas/FFLcH/USP, 2003.
DENORA, Tia. Beethoven and the construction of Genius. Musical Politics in Vienna, 1792-1803. London: University of California Press, 1995.
DUBAL, 1999. David. Conversas com João Carlos martins. São Paulo: editora Green Forest do Brasil, 1999.
EINSTEIN, Alfred. Mozart: his character, his work. London: Grafton Books, 1971.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociología de un genio. Barcelona: Ediciones 62 S.a., 1991.
FERNANDES, Millôr. Poemas. Porto Alegre: L&PM, 1984.
FLÉCHET, Anaïs. Villa-Lobos à Paris: un écho musical du Brésil. Paris: L’Hartmattan, 2004.
GROVE music Online disponível em http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/40258pg3#S40258.3 (acesso em 31/01/2012).
FRANCFORT, Didier. In La provocation, Vingtième Siècle. Revue d’histoire 1/2007 (no 93), p. 3-5. disponível em http://www.cairn.info/article.php?Id_reVUe=VING&Id_NUmPUBLIe=VIN_093&Id_arTIcLe=VING_093_0003 (acesso em 13/01/2011).
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro: FGV, 2003.
HANSON, Alice M. In Notes , Second Series,v. 53, n. 3 (mar., 1997), p.798-800. Published by: music Library association. disponível em http://www.jstor.org/stable/899735 (acesso em 02/02/2012).
KINDERMAN, William. “Beethoven and the construction of Genius: musical Politics in Vienna, 1792-1803” (review). In The Historian, January 1, 2000. disponível em http://www.highbeam.com/doc/1G1-60578692.html (acesso em 31/01/2012).
KNITTEL, K. M. “Beethoven and the construction of Genius: musical Politics in Vienna, 1792-1803.” Beethoven Forum (2000): 177. Academic OneFile. Web. 28 dec. 2010. disponível em http://find.galegroup.com/gtx/infomark.do?&contentSet=Iac-documents&type=retrieve&tabId=T001&prodId=aONe&docId=a70493463&source=gale&srcprod=aONe&userGroupName=capes2&version=1.0.
RAYNOR, Henry. História social da música. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.
RICCIARDI, Rubens Russomano. Manuel Dias de Oliveira, Um compositor brasileiro dos tempos coloniais – partituras e documentos (Tese). São Paulo: ECA/USP, 2000.
ROSEN, Charles. Beethoven’s Genius: an exchange aPrIL 10, 1997 Tia deNora, reply by charles rosen. disponível em http://www.nybooks.com/articles/archives/1997/apr/10/beethovens-genius-an-exchange/ (acesso em 02/02/2012).
ROSEN, Charles. Did Beethoven Have All the Luck? New Yor review of books, November 14, 1996. disponível em http://www.nybooks.com/articles/archives/1996/nov/14/did-beethoven-have-all-the-luck/?pagination=false (acesso em 02/02/2012).
SOLOMON, Maynard. Beethoven. rio de Janeiro: Zahar, 1987.
TRIGO, Luciano. A grande feira: uma reação ao vale-tudo na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






