Reciclar e colar

os papéis do compositor e do intérprete na criação colaborativa

Autores

  • Daniel Osvaldo Serale Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Criação colaborativa, Interpretação, Composição, Edson Zampronha, Percussão

Resumo

Este artigo analisa a interconexão entre compositor e intérprete no processo de criação colaborativa. Neste processo, exemplificado através da obra Recycling Collaging Sampling de Edson Zampronha, a interação de ambos papeis resulta em um trabalho cuja pertencência e autoria são igualmente compartilhados.

Biografia do Autor

  • Daniel Osvaldo Serale, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Bacharel e Licenciado em Artes Musicais, especializado em Percussão pelo Instituto Universitário Nacional da Arte da Argentina; e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, com a pesquisa Performance no Teatro Instrumental: o repertório brasileiro para um percussionista. Em 2008 lançou seu CD Vibrafonauta, com peças inéditas para vibrafone solista, e em 2011, o Fundo Nacional das Artes (Argentina) publicou seu livro Música contemporánea argentina para percusión solo, acompanhado de um CD com obras de destacados compositores argentinos.

Referências

BERIO, Luciano. Poesia e música. Uma experiência In: MENEZES, Flo. Música Eletroacústica – História e Estéticas. São Paulo: Edusp, 1996, p.121-129.

BOULEZ, Pierre. No limite do país fértil (Paul Klee) In: MENEZES, Flo. Música Eletroacústica – História e Estéticas. São Paulo: Edusp, 1996, p.87-96.

COSTA, Rogério. Livre improvisação e pensamente musical em ação: novas perspectivas. (Ou, na livre improvisação no se deve nada) In: FERRAZ, Silvio (Org). Notas Atos Gestos. São Paulo: 7Letras, 2007, p.143-177.

______. O ambiente da improvisação e o tempo. Per Musi. Belo Horizonte, v.5/6, 2002, p.5-13.

EARS: ELETROACOUSTIC RESOURCE SITE. Disponível em: <http://www.ears.dmu.ac.uk/spip.php?page=rubriqueLang&lang=fr&id_rubrique=219#top>. Acesso em: 29 mai.2009.

GLOBOKAR, Vinko. Reacting. In: International Improvised Music Archive Home Page. Disponível em: <http://www20.brinkster.com/improarchive/vg_reacting.htm>. Acesso em: 10 set. 2008.

IAZZETTA, Fernando. Composição e performance interativa In: FERRAZ, Silvio (Org). Notas Atos Gestos. São Paulo: 7Letras, 2007, p.117-141.

ZAMPRONHA, Edson. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. 1998. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Disponível em: <http://www.ppgcom.ufrgs.br/v1/nucleoinfo/zampronha-pucsp98.htm>

______. Gesture in Contemporary Music. On The Edge Between Sound Materiality And Signification. In: Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review v.9, 2005. Disponível em: <http://www.sibetrans.com/trans/trans9/zanpronha.htm>

______. Recycling Collaging Sampling. Para percussão e sons eletroacústicos. Propriedade do autor, 2006. 1 partitura (26 p.).

______. Depoimento; Edson Zampronha. In: Música Contemporânea Brasileira 1: Flo Menezes e Edson Zampronha.

Coleção Cadernos de Pesquisa-Centro Cultural São Paulo, 2008a. Disponível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br/cadernos/lightbox/lightbox/pdfs/M%FAsica%20Contempor%E2nea%201a.pdf#page=59>

______. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por danielserale@yahoo.com.ar em: 23 nov. 2008b.

Downloads

Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Reciclar E Colar: Os papéis Do Compositor E Do intérprete Na criação Colaborativa”. 2012. Per Musi, nº 25 (janeiro): 1-5. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40316.