Reciclar y pegar
las funciones del compositor y el intérprete en la creación colaborativa
Palabras clave:
Creación colaborativa, Interpretación, Composición, Edson Zampronha, PercusiónResumen
Este artículo analiza la interconexión entre el compositor y el intérprete en el proceso de creación colaborativa. En este proceso, ejemplificado por la obra Recycling Collaging Sampling de Edson Zampronha, la interacción de ambos roles resulta en una obra cuya pertenencia y autoría se comparten por igual.
Referencias
BERIO, Luciano. Poesia e música. Uma experiência In: MENEZES, Flo. Música Eletroacústica – História e Estéticas. São Paulo: Edusp, 1996, p.121-129.
BOULEZ, Pierre. No limite do país fértil (Paul Klee) In: MENEZES, Flo. Música Eletroacústica – História e Estéticas. São Paulo: Edusp, 1996, p.87-96.
COSTA, Rogério. Livre improvisação e pensamente musical em ação: novas perspectivas. (Ou, na livre improvisação no se deve nada) In: FERRAZ, Silvio (Org). Notas Atos Gestos. São Paulo: 7Letras, 2007, p.143-177.
______. O ambiente da improvisação e o tempo. Per Musi. Belo Horizonte, v.5/6, 2002, p.5-13.
EARS: ELETROACOUSTIC RESOURCE SITE. Disponível em: <http://www.ears.dmu.ac.uk/spip.php?page=rubriqueLang&lang=fr&id_rubrique=219#top>. Acesso em: 29 mai.2009.
GLOBOKAR, Vinko. Reacting. In: International Improvised Music Archive Home Page. Disponível em: <http://www20.brinkster.com/improarchive/vg_reacting.htm>. Acesso em: 10 set. 2008.
IAZZETTA, Fernando. Composição e performance interativa In: FERRAZ, Silvio (Org). Notas Atos Gestos. São Paulo: 7Letras, 2007, p.117-141.
ZAMPRONHA, Edson. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. 1998. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Disponível em: <http://www.ppgcom.ufrgs.br/v1/nucleoinfo/zampronha-pucsp98.htm>
______. Gesture in Contemporary Music. On The Edge Between Sound Materiality And Signification. In: Revista Transcultural de Música/Transcultural Music Review v.9, 2005. Disponível em: <http://www.sibetrans.com/trans/trans9/zanpronha.htm>
______. Recycling Collaging Sampling. Para percussão e sons eletroacústicos. Propriedade do autor, 2006. 1 partitura (26 p.).
______. Depoimento; Edson Zampronha. In: Música Contemporânea Brasileira 1: Flo Menezes e Edson Zampronha.
Coleção Cadernos de Pesquisa-Centro Cultural São Paulo, 2008a. Disponível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br/cadernos/lightbox/lightbox/pdfs/M%FAsica%20Contempor%E2nea%201a.pdf#page=59>
______. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por danielserale@yahoo.com.ar em: 23 nov. 2008b.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Excepto cuando se indique lo contrario, el contenido de este sitio está sujeto a una Licencia Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






