O ensino de canto no 1º CEB
diferenças e semelhanças entre Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5168Palavras-chave:
ensino de canto no ensino básico, educação musical no Brasil e EuropaResumo
Tem sido notória a atenção atribuída à educação enquanto tema significativo da política portuguesa. Não obstante, se a evolução do sistema educativo é do domínio público, o modo como o ensino se operacionaliza, particularmente no que se refere a práticas pedagógicas, é pouco mencionado nos documentos existentes. No que se refere ao ensino da música, mais concretamente ao nível do ensino de canto, são muitos, e diversificados, os estudos relativos aos benefícios da prática vocal em idade infantil; por oposição, são quase inexistentes informações referentes ao trabalho concreto que é realizado com as crianças. Tendo em conta o conhecimento adquirido num projeto de doutoramento, mediante uma extensa e detalhada revisão de literatura acerca do ensino da música e do canto em Portugal, no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na sua vertente genérica e especializada, manifestou-se importante refletir também acerca da realidade de outros países. Foi possível concluir que se é certo que, nos diferentes países, o canto está presente no dia-a-dia das escolas, certo é também que o ensino de canto, no 1º CEB Genérico e Especializado, apenas se concretiza nalguns dos países estudados.
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