A melancolia em Lachrimae Coactae de John Dowland

Autores

  • Juliana Lima Vasques Universidade de São Paulo, Brasil
  • Mônica Isabel Lucas Universidade de São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Seven Tears de John Dowland, melancolia na Era Elisabetana, Lachrimae Coactae, neoplatonismo e melancolia

Resumo

O temperamento melancólico foi muito difundido na Inglaterra a partir do século XVI, deste modo, a grande maioria das peças musicais inglesas continha figuras melancólicas. John Dowland é um dos principais representantes da melancolia elisabetana, tendo utilizado diversos artifícios retóricos para retratá-la em suas obras. Dentre suas peças, algumas das mais representativas deste temperamento são as Seven Tears ou Lachrimae. O objetivo deste artigo é abordar a quinta pavana, Lachriame Coactae, visando compreender a melancolia elisabetana através de uma análise retórica. Coactae é o ponto culminante do sofrimento da alma, a apostasia. Para esta representação, foram utilizadas algumas exorbitâncias, como o uso massivo de cromatismo e de fictae. Além disso, nela está sintetizado cada um dos afetos propostos pelas pavanas anteriores.

Biografia do Autor

  • Juliana Lima Vasques, Universidade de São Paulo, Brasil

    Juliana Lima Vasques é Bacharel em Música com habilitação em instrumento (violão) em 2015 pela Universidade de São Paulo. Mestranda em musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua pesquisa é voltada para o estudo da melancolia nos séc. XVI e XVII nas obras do compositor John Dowland, através de uma abordagem retórica-musical. Como violonista, vinculado a Universidade, em 2011/2013, participou do 3º e 4º Festival Leo Brouwer como integrante do ensemble de violão.

  • Mônica Isabel Lucas, Universidade de São Paulo, Brasil

    Mônica Isabel Lucas graduou-se em música na Universidade de São Paulo e especializou-se na interpretação da música antiga no Real Conservatório de Haia (Holanda), obtendo diplomas em flauta-doce e em clarinetes históricos. Coordena desde 2001 o Conjunto de Música Antiga na ECA-USP. Seu trabalho como pesquisadora, financiado desde 2002 pela FAPESP (doutorado, pós-doutorado e auxílio à pesquisa), envolve o estudo da instituição da Musica Poetica. É autora de "Humor e Agudeza em Haydn: os Quartetos de Cordas op. 33" (Anna Blume/FAPESP, 2008). Desde 2013, é Chefe do Departamento de Música da ECA-USP, onde também atua como docente, sendo responsável pelas disciplinas “História da Música”, "História da Ópera" e “Introdução à Retórica da Música Setecentista”.

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Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Melancolia Em Lachrimae Coactae De John Dowland”. 2017. Per Musi, nº 36 (agosto). https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5222.