O serialismo de Camargo Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54555Palavras-chave:
Camargo Guarnieri, Concerto N º 5 para Piano, Serialismo, AtonalismoResumo
Camargo Guarnieri, que com tanta firmeza lutou contra o estabelecimento do serialismo no Brasil, na década de 1950, posteriormente utilizou estruturas atonais e procedimentos seriais. Este artigo demonstra a utilização de atonalismo e serialismo no Concerto para Piano e Orquestra N.º 5, através da análise da exposição de seu primeiro movimento. Na análise, definiu-se um sistema classificatório para as cinco sonoridades atonais utilizadas no concerto, tomando como referência a teoria dos conjuntos de classes-de-notas (FORTE, 1973).
Referências
ALDWELL, Edward e Carl Schachter, Harmony and Voice Leading. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1989.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
GUARNIERI, Camargo. Concerto para Piano e Orquestra No.5. Manuscrito do autor. São Paulo: [s.n], 1970. 1 partitura
(75p.). Orquestra.
VERHAALEN, Marion. Camargo Guarnieri: Expressões de uma Vida. Trad. Vera Silvia Camargo Guarnieri. São Paulo: Editora
da Universidade de São Paulo/ Imprensa Oficial, 2001.
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