Som e Sonoridade

as imagens do Tempo na escuta musical

Autores

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55097

Palavras-chave:

escuta, imagem, tempo, sonoridade, pensamento

Resumo

Recompor, pelas estratégias do exercício conceitual, a dinâmica heterogênea de tempos, de ritmos e de forçasco-implicados na imagem da escuta musical, é a proposta com a qual esta comunicação pretende se comprometer. Uma tarefa como esta precisaria redimensionar alguns pontos de partida ligados ao próprio modo de pensá-la, na busca de experimentar outros meios conceituais para re-imaginar, conceitualmente, a escuta, não como um fenômeno ligado ao som, mas como uma paradoxal composição de tempos heterogêneos, de sonoridades.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Fonseca e Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Rodrigo Fonseca e Rodrigues é Doutor em Comunicação e Semiótica, na área Sistemas Sonoros pela PUC/SP (2007), Mestre em Comunicação Social, pela UFMG (2002) e Licenciado em História, pela UFMG (1999). Autor do livro Música eletrônica: a textura da máquina (Ed. Annablume, 2005), atualmente é Professor de Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação (FCH/FUME, Belo Horizonte).

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado, 1974.

FERRAZ, Sílvio. Livro das Sonoridades: notas dispersas sobre composição. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Som E Sonoridade: As Imagens Do Tempo Na Escuta Musical”. 2007. Per Musi, nº 16 (julho): 80-83. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55097.