Momentos I (1974) para violão de Marlos Nobre

síntese e contraste

Autores

  • Paulo de Tarso Salles

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55908

Palavras-chave:

Marlos Nobre, música brasileira, serialismo, nacionalismo, neoclassicismo, violão

Resumo

Esta análise busca descrever os processos estruturais de Momentos I, obra escrita por Marlos Nobre para o violão, em 1974. A partir dos elementos da estrutura, são feitas algumas analogias e comentários com relação à música erudita e popular brasileira em geral, especialmente sobre a oposição entre nacionalismo e universalismo que tanto marcou os debates no Brasil durante a década de setenta.

Biografia do Autor

  • Paulo de Tarso Salles

    é compositor, violonista, professor e pesquisador. Mestre em Música pelo IA/UNESP, com Especialização em Composição (Faculdade Carlos Gomes, SP) e Bacharelado em Instrumento (violão, Faculdade São Judas, SP). Tem participado de importantes mostras de música contemporânea como o IV Sudio de Música do IA/UNESP (São Paulo, 2001) e o IV Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos (Belo Horizonte, MG, 2002).

Referências

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1972.

BOULEZ, Pierre. A Música Hoje. Trad. Reginaldo de Carvalho e Mary Amazonas Leite de Barros. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1981.

GRASHOFF, Linda. Brian Alegant Receives NEH Grant to Research the 12-Tone Music of Luigi Dallapiccola. Oberlin College, Oberlin, Ohio, EUA, Site da Internet (www.oberlin.edu), 26 de janeiro de 1999.

KATER, Carlos. Música viva e H. J. Koellreuter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa / Atravez, 2001.

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. QUADRIO, Maurício. Marlos Nobre / Yanomani. Texto de contracapa do LP. São Paulo: EMI-ODEON, 1982.

SALLES, Paulo de Tarso. O índio de casaca na pós-modernidade: uma análise de Yanomani de Marlos Nobre. In: Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e um estudo de caso sobre a música brasileira dos anos 1970-1980. Dissertação de Mestrado, p. 248-263. São Paulo: IA/UNESP, 2002.

SCHOENBERG, Arnold.. Fundamentos da Composição Musical. Trad. Eduardo Seincman. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 1993.

TACUCHIAN, Ricardo. O Brasil no Carneggie Hall. In: Revista da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, Goiânia, n. 3, p. 77-82, 1996.

VIOTTI, Ilara. Réquiem para Santoro. In: Isto É/Senhor, Isto p. 45-46, 05 abril 1989.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Momentos I (1974) Para violão De Marlos Nobre: Síntese E Contraste”. 2003. Per Musi, nº 07 (janeiro): 37-51. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55908.