Francisco Mignone
experimentação nas três sonatas para violino e piano (1964-66)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56198Palavras-chave:
Francisco Mignone, música de câmara, Sonatas para Violino e Piano, experimentação, nacionalismo, dodecafonismoResumo
Depois da morte de Mário de Andrade em 1945, Francisco Mignone passa por um período de experimentação que acaba por produzir uma linguagem serial e dodecafônica muito pessoal. Entre 1964 e 1966 ele volta a escrever no gênero sonata para violino e piano, com três peças. Além de sua importância dentro da música de câmara do compositor, as sonatas revelam a técnica e a estética por ele abraçadas durante o período. Esse estudo discute as sonatas e aborda a importância da presença de elementos nacionais dentro delas.
Referências
ANDRADE, Mario. "Francisco Mignone," in A Parte do Anjo. São Paulo: Mangione, 1947; p. 61-66.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. "Si Alza la Tela..." in A Parte do Anjo. São Paulo: Mangione, 1947; р. 03-37.
CHIAFFARELLI, Liddy. "Biografia," in A Parte do Anjo. São Paulo: Mangione, 1947; p. 67-75.
COSTA, Miriam Plagia. "De braço dado com Nazareth," Visão (20/Junho, 1977), p. 104-105.
DUPRAT, Regis. Francisco Mignone, 80 anos. Rio de Janeiro: Art Editora Ltda / Departamento de Cultura Secretaria Estadual de Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1977.
GAVINA, Leonardo. Francisco Mignone: Depoimento. Rio de Janeiro: Fundação Museu da Imagem e do Som, 1991.
HAAG, Carlos. "Francisco Mignone era o discípulo mais fiel," O Estado de São Paulo: NetEstado Notícias, (Site na Internet de Música Clássica Brasileira - www.estado.com.br), informação de 13/09/97.
KIEFER, Bruno. Francisco Mignone - Vida e Obra. Porto Alegre: Movimento, 1983.
MARIZ, Vasco, org. Francisco Mignone: o homem e a obra. Rio de Janeiro: Funarte - Ed. da UERJ, 1997.
______. História da Música Brasileira. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
MARTINS, José Eduardo. "A Pianística Multifacetada de Francisco Mignone," Revista Música 2 (Nov. 1990), p. 89 -113.
MIGNONE, Francisco. "A Parte do Anjo," in A Parte do Anjo. São Paulo: Mangione, 1947; p. 49-51.
______. "Prelúdio, Coral e Fuga," in A Parte do Anjo. São Paulo: Mangione, 1947; p. 39-43.
______. "O meu Contratador de Diamantes," in A Parte do Anjo. São Paulo: Mangione, 1947; p. 55-60.
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.
PAES, Priscila. A Utilização do Elemento Afro-Brasileiro na Obra de Francisco Mignone, Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de São Paulo, 1989.
VERHAALEN, Marion. "Francisco Mignone: his Music for Piano," Inter-American Music Bulletin 79 (Nov. 1970- Feb. 1971), p. 1-36.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






