Mário de Andrade e o dono da voz

Autores

  • Maria Elisa Pereira Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56216

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Ideologia, canto, música brasileira, dicção, estética, ideologia

Resumo

Os textos sobre questões musicais de Mário de Andrade não se limitam a fornecer dados do folclore nacional ou indicações a propósito dos procedimentos de composição e de performance. Revelam algo mais que estética, história e teoria da música. Eles também são fonte de conhecimento a respeito do pensamento, das ideologias e das utopias do século XX. Nos textos que diretamente interessam ao cantor de música brasileira encontramos pistas sobre a função do cantor na visão deste poeta/professor/musicólogo paulistano.

Biografia do Autor

  • Maria Elisa Pereira, Universidade Estadual Paulista

    soprano paulistana, é Bacharel e Licenciada em História pela USP, e Bacharel em Música com Habilitação em Canto pela UNESP. Atualmente é aluna do curso de Mestrado em Música da UNESP, sob orientação da Prof. Dr. Maria Helena Maestre Gios, desenvolvendo a pesquisa Onde canta o sabiá? Estudo de um curso superior de canto.

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Publicado

2025-03-19

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Mário De Andrade E O Dono Da Voz”. 2025. Per Musi, nº 05 e 06 (março): 101-11. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56216.