Aspectos técnico-interpretativos e estéticos nas práticas de performance da música contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57813Palavras-chave:
performance musical, interpretação musical, música contemporânea, música no século XX, práticas de performance, práticas de ensaioResumo
Esse estudo aborda cinco questões da performance musical comumente encontradas na música contemporânea: (1) as demandas históricas feitas aos performeres e as soluções técnicas baseadas em práticas de performance e de ensaio consolidadas no tempo, (2) a delicada questão das decisões de interpretação baseadas em características tanto interno-práticas quanto externo-extra-musicais das obras, (3) as questões técnicas e intrepretativas resultantes da invenção de notações idiossincráticas e conceitos de partitura que podem gerar problemas de performance, (4) a tradição de explorar novas possibilidades sonoras em instrumentos já existentes e, finalmente, (5) procedimentos composicionais que geram problemas na realização musical ou impedem uma performance precisa. Partindo de minha própria experiência como maestro e compositor, essa discussão considera o contexto de obras dos mais importantes compositores atuantes nos últimos 30 anos.
Referências
BABBIT, Milton. Twelve tone rhythmic structure and the electronic medium. Perspectives on Contemporary Music Theory. Ed. Boretz e Cone. New York: W.W. Norton, 1972.
BARTHOLOZZI, Bruno. New Sounds for Woodwinds. Trad. Reginald Smith Brindle. Oxford: Oxford University Press, 1967.
DICK, Robert. The Other Flute. New York: Multiple Breath Music, 1989.
______. Flying Lessons: Six contemporary concert etudes, 2 vols. New York: Multiple Breath Music, 1990.
GUBAIDULINA, Sofia. Sofia Gubaidulina, Bassoon Concerto, Concordanza, Detto II. Lahti Chamber Ensemble, Osmo Vänskä, conductor, Harri Amas, bassoon. Djursholm, Sweden: BIS Recordings, 1993.
HAAS, David. Leningrad's Modernists: Studies in Composition and Musical Thought, 1917-1932. s.l: Peter Lang Publishing, 1998.
KARCHIN, Louis. Pitch Centricity as an Organizing Principle in Speculum Speculi by Charles Wuorinen.
SADIE, Stanley (ed). New Grove Dictionary of Musical Instruments. New York: W. W. Norton, 1984.
TARUSKIN, Richard. Defining Russia Musically: Historical and Hermeneutical Essays. Princeton, NJ: Princeton Univ. Press, 1997.
______. Text and Act: Essays on Music and Performance. Oxford: Oxford Univ Press, 1995.
VARGA, Bàlint. Conversations with lannis Xenakis. London: Faber: 1996.
XENAKIS, lannis. La crise de la musique sérielle. Gravesaner Blätter. Gravesano, Switzerland, v.1. Paris: Editions Richard Masse, 1955.
______. Musique Formelles. Paris: Editions Richard Masse, 1963.
______. Xenakis, ensemble music 2. STX ensemble, Charles Boorstein, director. New York: Mode Recordings, 1996.
______. Xenakis: Echange, Palimpsest, Waarg, Eonta. ASKO ensemble, David Porcelijn, conductor, Harry Sparnay, bass clarinet. Amsterdam: Attacca Recordings, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






