Aspectos técnico-interpretativos e estéticos nas práticas de performance da música contemporânea

Autores

  • Lewis Nielson Universidade da Geórgia

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57813

Palavras-chave:

performance musical, interpretação musical, música contemporânea, música no século XX, práticas de performance, práticas de ensaio

Resumo

Esse estudo aborda cinco questões da performance musical comumente encontradas na música contemporânea: (1) as demandas históricas feitas aos performeres e as soluções técnicas baseadas em práticas de performance e de ensaio consolidadas no tempo, (2) a delicada questão das decisões de interpretação baseadas em características tanto interno-práticas quanto externo-extra-musicais das obras, (3) as questões técnicas e intrepretativas resultantes da invenção de notações idiossincráticas e conceitos de partitura que podem gerar problemas de performance, (4) a tradição de explorar novas possibilidades sonoras em instrumentos já existentes e, finalmente, (5) procedimentos composicionais que geram problemas na realização musical ou impedem uma performance precisa. Partindo de minha própria experiência como maestro e compositor, essa discussão considera o contexto de obras dos mais importantes compositores atuantes nos últimos 30 anos.

Biografia do Autor

  • Lewis Nielson , Universidade da Geórgia

    é professor de composição e análise musical no Oberlin Conservatory, EUA, tendo ocupado a chefia da área de teoria e composição musical na University of Georgia e dirigido o University of Georgia Contemporary Chamber Ensemble por mais de duas décadas. Ph.D. em Composição e Teoria Musical pela University of lowa, EUA, Nielson também estudou na Royal Academy of Music em Londres, na Clark University em Massachusetts, EUA. De formação eclética, foi músico de blues e rock e fez estágio no IRCAM em Paris. Como teórico, fez uma redução schenkeriana completa do Parsifal de Wagner e tem analisado centenas de obras-primas do século XX. Como maestro, dirigiu as principais obras-primas de câmara do século XX, tendo realizado as estréias brasileiras do Septet e do Concerto para Violino e Orquestra de Câmara N.3 de Alfred Schnittke, La Plage de Sir Harrison Birtwistle e Duo Concertant: Danger Man para contrabaixo e percussão, de sua autoria. Como compositor, escreveu cerca de cem obras, que inclui música sinfônica, coral, de câmara e solística, ópera e música eletrônica, a maior parte delas publicada pelas editoras American Composers Alliance e Seesaw Music. Muitas de suas obras foram encomendadas por grupos como Lake Placid Sinfonietta, American Composer's Orchestra, Fresno Philharmonic, Slovak Radio Symphony Orchestra da Bratislava, a Radio Symphony Orchestra de Praga e a Tchaikovsky Symphony da Rádio de Moscou. Entre os diversos prêmios que recebeu como compositor, destacam-se grants do National Endowment for the Arts, da Delius Foundation, da Fullbright-Hays, do programa Georgia Council for the Arts-Meet the Composer, da University of Georgia Research Foundation, da Georgia Bicentennial Commission, do Groupe de Music Expérimentale de Bourges na França e da Fundação Ibla na Itália.

Referências

BABBIT, Milton. Twelve tone rhythmic structure and the electronic medium. Perspectives on Contemporary Music Theory. Ed. Boretz e Cone. New York: W.W. Norton, 1972.

BARTHOLOZZI, Bruno. New Sounds for Woodwinds. Trad. Reginald Smith Brindle. Oxford: Oxford University Press, 1967.

DICK, Robert. The Other Flute. New York: Multiple Breath Music, 1989.

______. Flying Lessons: Six contemporary concert etudes, 2 vols. New York: Multiple Breath Music, 1990.

GUBAIDULINA, Sofia. Sofia Gubaidulina, Bassoon Concerto, Concordanza, Detto II. Lahti Chamber Ensemble, Osmo Vänskä, conductor, Harri Amas, bassoon. Djursholm, Sweden: BIS Recordings, 1993.

HAAS, David. Leningrad's Modernists: Studies in Composition and Musical Thought, 1917-1932. s.l: Peter Lang Publishing, 1998.

KARCHIN, Louis. Pitch Centricity as an Organizing Principle in Speculum Speculi by Charles Wuorinen.

SADIE, Stanley (ed). New Grove Dictionary of Musical Instruments. New York: W. W. Norton, 1984.

TARUSKIN, Richard. Defining Russia Musically: Historical and Hermeneutical Essays. Princeton, NJ: Princeton Univ. Press, 1997.

______. Text and Act: Essays on Music and Performance. Oxford: Oxford Univ Press, 1995.

VARGA, Bàlint. Conversations with lannis Xenakis. London: Faber: 1996.

XENAKIS, lannis. La crise de la musique sérielle. Gravesaner Blätter. Gravesano, Switzerland, v.1. Paris: Editions Richard Masse, 1955.

______. Musique Formelles. Paris: Editions Richard Masse, 1963.

______. Xenakis, ensemble music 2. STX ensemble, Charles Boorstein, director. New York: Mode Recordings, 1996.

______. Xenakis: Echange, Palimpsest, Waarg, Eonta. ASKO ensemble, David Porcelijn, conductor, Harry Sparnay, bass clarinet. Amsterdam: Attacca Recordings, 1990.

Downloads

Publicado

2000-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Aspectos técnico-Interpretativos E estéticos Nas práticas De Performance Da Música contemporânea”. 2000. Per Musi, nº 02 (janeiro): 50-88. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2000.57813.