Maneiras de Conhecer e Implicações para a Equidade de Gênero na Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u775798Palavras-chave:
gênero, maneira de conhecer das mulheres, ensino de ciênciasResumo
Nos últimos anos, o debate sobre questões de gênero tem se tornado foco de interesse da pesquisa em educação em ciências no Brasil. No entanto, existe uma escassez de artigos na literatura nacional que apresentem uma base teórica para os estudos de gênero na educação em ciências. Assim, apresentamos neste trabalho as maneiras de conhecer das mulheres, segundo a abordagem de Mary F. Belenky e suas colaboradoras, como possível referencial teórico para os estudos nessa área. São delineadas cinco perspectivas através das quais as mulheres tiram conclusões sobre verdade, conhecimento e realidade: o Silêncio; o Conhecimento recebido; o Conhecimento subjetivo; o Conhecimento processual; e o Conhecimento construído. Após descrever as cinco posições epistemológicas, mostramos como o estudo dessas autoras tem sido utilizado na pesquisa em educação em ciências e como suas ideias podem contribuir para o planejamento de intervenções em sala de aula que busquem promover um ensino de ciências que seja mais equitativo com relação ao gênero.
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