Revisão Bibliográfica sobre Pesquisas com Livros Didáticos de Química: Análise das Funções Identificadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13731398

Palavras-chave:

Livro Didático, Química, Revisão da Literatura

Resumo

O Livro Didático de Química (LDQ) é um recurso bastante utilizado no ambiente escolar, fazendo parte do planejamento e da prática do professor, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Compreender como este recurso didático tem sido investigado se mostra pertinente. Neste sentido, realizamos uma revisão bibliográfica sobre como as produções acadêmicas vêm abordando o LDQ, correlacionando com as 4 funções (referencial, ideológica/cultural, instrumental e documental) que o livro didático pode assumir. Desse modo, uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa foi realizada em três etapas: investigação dos principais temas estudados sobre o LDQ no último decênio em periódicos; levantamento dos principais temas estudados sobre o LDQ nos três últimos anais do ENPEC e ENEQ; construção das categorias a priori fundamentadas na análise de conteúdo, a partir das funções do livro didático. A posteriori encontramos nove temas estudados nas produções científicas analisadas que se relacionam com as quatro funções. Os resultados revelam que dos 115 trabalhos analisados, pelo menos uma das quatro funções estava presente. Ademais, os dados apontam que a função referencial foi a que mais se apresentou em trabalhos publicados, em contrapartida a que teve menos trabalhos referidos foi a função documental. Por fim, este trabalho apresenta as características presentes nos LDQ e que pesquisas que abordam essas funções ainda são incipientes, indicando a importância desta pesquisa.

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Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Araujo, R. S. de, & Leite, B. S. (2021). Revisão Bibliográfica sobre Pesquisas com Livros Didáticos de Química: Análise das Funções Identificadas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e27011, 1–26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13731398

Edição

Seção

Artigos