Revisão Bibliográfica sobre Pesquisas com Livros Didáticos de Química: Análise das Funções Identificadas
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13731398Palavras-chave:
Livro Didático, Química, Revisão da LiteraturaResumo
O Livro Didático de Química (LDQ) é um recurso bastante utilizado no ambiente escolar, fazendo parte do planejamento e da prática do professor, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Compreender como este recurso didático tem sido investigado se mostra pertinente. Neste sentido, realizamos uma revisão bibliográfica sobre como as produções acadêmicas vêm abordando o LDQ, correlacionando com as 4 funções (referencial, ideológica/cultural, instrumental e documental) que o livro didático pode assumir. Desse modo, uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa foi realizada em três etapas: investigação dos principais temas estudados sobre o LDQ no último decênio em periódicos; levantamento dos principais temas estudados sobre o LDQ nos três últimos anais do ENPEC e ENEQ; construção das categorias a priori fundamentadas na análise de conteúdo, a partir das funções do livro didático. A posteriori encontramos nove temas estudados nas produções científicas analisadas que se relacionam com as quatro funções. Os resultados revelam que dos 115 trabalhos analisados, pelo menos uma das quatro funções estava presente. Ademais, os dados apontam que a função referencial foi a que mais se apresentou em trabalhos publicados, em contrapartida a que teve menos trabalhos referidos foi a função documental. Por fim, este trabalho apresenta as características presentes nos LDQ e que pesquisas que abordam essas funções ainda são incipientes, indicando a importância desta pesquisa.
Downloads
Referências
Assis, N. R. B., & Vaz, W. F. (2020). Ensino de química e cidadania: análise dos livros didáticos de química do programa nacional do livro didático. Revista Virtual de Química, 12(1), 196–222. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200016
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Basso, L. D. P., & Terrazzan, E. A. (2015). Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica. Revista Eletrônica de Educação, 9(3), 256–272. http://dx.doi.org/10.14244/198271991210
Bego, A. M., Suart Júnior, J. B., Prado, K. F., & Zulian, S. R. Q. A. (2019). Qualidade dos livros didáticos de química aprovados pelo programa nacional do livro didático: análise do tema Estrutura da Matéria e Reações Químicas. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, 18(1), 104–123.
Bunzen, C. (2000). O tratamento do conceito de gramática nos livros didáticos. Ao pé da letra, 2(1), 1–8.
Carvalho, A. M. P. (2009). Ensino de ciências e matemática II: temas sobre a formação de conceitos. Editora UNESP.
Cassiano, C. C. D. F. (2014). O mercado do livro didático no Brasil do século XXI. Editora UNESP.
Cedran, D. P., Cedran, J. C., & Kiouranis, N. M. M. (25–29 de julho, 2016). Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de Química no PNLD. XVIII Encontro nacional de ensino de química, Florianópolis, Santa Catarina.
Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30(3), 549–566.
Cinha, J. O. S, & Vasconcelos, F. C. G. (25–28 de junho, 2019). Análise descritiva a partir de tiras cômicas em uma coleção de livros didáticos de Química. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte.
Coutinho, F. A., Soares, A. G., Braga, S. A. M., Chaves, A. C. L., & Costa, F. J. (2010). Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 10(3).
Francisco Junior, W. E. F., & Lima, S. P. (2013). Considerações acerca da leitura em livros didáticos de química: uma análise a partir de textos complementares. Educación Química, 24(2), 489–494. http://dx.doi.org/10.1016/S0187-893X(13)72518-7
Freitag, B., Costa, W. F., & Motta, V. R. (1997). O livro Didático em Questão. Cortez.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) (2017). PNLD 2018: Química — guia de livros didáticos. http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/
Furió, C., & Domínguez, M. C. (2007). Deficiencia en la enseñanza habitual de los conceptos macroscópicos de sustancia y de cambio químico. Journal of Science Education, 8(2), 84–92.
Garcia, O. G. (1997). A aula como momento de formação de educandos e educadores. Revista de educação, 104, 62–84.
Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2010). A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação em Foco, 13(15), 13–35. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.89
Gramowski, V. B., Delizoicov, N. C., & Maestrelli, S. R. P. (2017). O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999–2014): uma análise possível. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 19, e2571. https://doi.org/10.1590/1983-21172017190110
Güllich, R. I. C., & Silva, L. H. A. (2013). O enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 15(2), 155–167. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150210
Lajolo, M. (1996). Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, 16(69), 3–9.
Leite, B. S. (2018a). Aprendizagem Tecnológica Ativa. Revista Internacional de Educação Superior, 4(3), 580–609. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652160
Leite, B. S. (2018b). Experimentação no ensino de química: uma análise das abordagens nos livros didáticos. Educación Química, 29(3), 61–78. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2018.3.63726
Maia, J. O., & Villani, A. (2016). A relação de professores de Química com o livro didático e o caderno do professor. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 15(1), 121–146.
Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Ministério da Educação (2019). Edital de convocação Nº 03/2019 — CGPLI. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf
Miranda, S. R., & de Almeida, F. R. (2020). Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, 2(5), 10–38. https://doi.org/10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.1038
Moretto, M. (2017). O ensino da leitura no ensino fundamental: uma análise das questões de compreensão de texto. In M. Moretto (Org.), O livro didático na Educação Básica: múltiplos olhares (pp. 27–43). Paco Editorial.
Oliveira, M. M. (2010). Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes.
Oliveira, R. M. (2017). Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação, 22(68), 11–33. https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226802
Pereira, J. E., & Núñez, I. B. (10–13 de novembro, 2013). Gráficos cartesianos nos livros didáticos de Química do PNLD 2012. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, São Paulo.
Piassi, L. P., Santos, E. I., Vieira, R. M. B., & Ferreira, N. C. (2009). O discurso ideológico sobre Aristóteles nos livros didáticos de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 9(2), 1–19.
Rosa, M. D., & Artuso, A. R. (2019). O Uso do Livro Didático de Ciências de 6º a 9º Ano: Um Estudo com Professores Brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 709–746. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u709746
Rosa, T. F., & Lambach, M. (2018). Os Livros Didáticos de Química e a Resistência às Mudanças no Estilo de Pensamento. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 11(1), 173-193. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p173
Rosalino, I., Silva, D. M., & Kasseboehmer, A. C. (25–28 de junho, 2019). Levantamento e análise dos experimentos de Química presente nos livros do PNLD. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte.
Santos, E. M. D. (2013). As representações sociais do livro didático por professores de matemática (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco).
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77.
Silva, D. L., & Philippsen, E. A. (03–06 de julho, 2017). Os Livros Didáticos e o PNLD: um olhar sobre a experimentação e a gestão de resíduos. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, Santa Catarina.
Silva, G. B., & Cintra, E. P. (25–28 de junho, 2019). Análise gráfica nos livros didáticos de Química do PNLD 2018-2020 — Um estudo de caso. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal, Rio Grande do Norte.
Silva, G. S., Braibante, M. E. F., & Pazinato, M. S. (2013). Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13(2), 159–182.
Sousa, I. V. (2017). Gêneros textuais no livro da educação de jovens e adultos. In M. Moretto (Org.), O livro didático na Educação Básica: múltiplos olhares (pp. 103–121). Paco Editorial.
Theodoro, M. E. C., Kasseboehmer, A. C., & Ferreira, L. H. (2012). Os aspectos sócio-culturais e teórico-metodológicos recomendados pelo PCNEM: as contribuições dos livros didáticos de Química para os objetivos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 11(2), 161–182.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.
Turin, J. (2013). Livro didático de Química — PNLD/2012: fatores que influenciaram a escolha dos livros pelos professores da Educação Básica. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná). AcervoDigital da UFPR. https://hdl.handle.net/1884/34842
Vaz, W. S., Bispo, N. R., & Larceda, K. A. P. (25–28 de junho, 2019). Ensino de Química e Letramento Científico: análise dos livros didáticos do PNLD. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, Natal, Rio Grande do Norte.
Vitiello, A. M. (2017). Reflexões sobre as ações do estado e do mercado na produção de livros didáticos de geografia no Brasil. In M. Moretto (Org.), O livro didático na Educação Básica: múltiplos olhares (pp. 9–18). Paco Editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Silva de Araujo, Bruno Silva Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.