A Tríade Conteúdo-forma-destinatário: Uma Análise das Práxis Pedagógicas do Ensino de Ciências Orientadas pela Pedagogia Histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u873908Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-crítica, Ensino de Ciências, Práxis, Conteúdo-forma-destinatárioResumo
Este artigo possui como objeto de estudo trabalhos empíricos do ensino de ciências fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica. Com a análise desses estudos objetivamos compreender como os elementos teóricos dessa pedagogia foram mobilizados para as práticas pedagógicas. Para isso, utilizamos como fonte de dados trabalhos publicados nos anais de eventos nacionais bianuais do Ensino de Ciências, eventos específicos da Pedagogia Histórico-Crítica, artigos com os Qualis A1, A2 e B1, e publicações disponibilizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Obtivemos 62 trabalhos que foram analisados mediante a tríade conteúdo-forma-destinatário. Utilizamos os elementos da tríade como categorias de análise. Com isso, concluímos que as escolhas dos conteúdos sofrem influência principalmente dos documentos curriculares oficiais. Induzidos por esses documentos as atividades educativas são conduzidas ganhando abordagens como temas, interdisciplinaridade, o cotidiano, a contextualização. Quanto à forma, não há na maioria dos estudos, discussões sobre seus limites e potencialidades dos recursos pedagógicos utilizados nas atividades educativas. Além disso, alguns recursos são comumente utilizados em momentos específicos como por exemplo, os questionários que são usados para identificação e avaliação dos conhecimentos prévios e adquiridos pelos alunos. Por fim, pôde-se perceber que os destinatários nas exposições são apresentados com caracterizações quantitativas, homogêneas e superficiais. Os resultados da nossa análise apontam para alguns avanços, problemas, lacunas e desafios que emergiram de atividades educativas do ensino de ciências baseadas na pedagogia histórico crítica.
Downloads
Referências
Amorim, N. R. (2013). Análise pedagógica do cineclube escolar para debater ciência tecnologia-sociedade-ambiente com enfoque da pedagogia histórica-crítica (Dissertação de Mestrado, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo). Repositório Institucional IFES. https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/161
Anunciação, B. C. P. da. (2012). Ensino de Química na perspectiva histórico-crítica: análise de proposta de mediação didática contextual na educação do campo (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, Bahia). https://ppgefhc.ufba.br/pt-br/ensino-de-quimica-na-perspectiva-historico-critica-analise-de-uma-proposta-de-mediacao-didatica
Asbahr, F. S. F., & Souza, M. P. R. (2014). “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. Estudos de Psicologia (UFRN), 19(3), 169–178. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300002
Campos, R. S. P. de. (2017). A Pedagogia Histórico-crítica e prática docente de ensino de Biologia (Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152028
Dias, J. M. (2016). Um estudo da construção do “habitus” no ensino da segunda lei da termodinâmica (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). Repositório Digital da UFMS. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6765
Duarte, N. (1999). A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo (2ª ed.). Autores Associados.
Duarte, N. (2018). O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, 11(2), 139–145. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
Galvão, A. C., Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-crítica. Autores Associados.
Gama, C. N. (2015). Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani (Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia). Repositório Institucional da UFBA. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18205
Gasparin, J. L. (2002). Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Autores Associados.
Genovez, C. L. de C. R. (2006). A poluição das águas do Rio Bauru vista sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90851
Franco, S. A. P., & Fernandes, G. F. G. (2017). Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva histórico-crítica. Educação e Cultura Contemporânea, 13(34), 145–161. http://doi.org/10.5935/2238-1279.20160082
Freitas, L. C. (2018) A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. Expressão Popular.
Kopnin, P. V. (1978). A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Civilização Brasileira.
Kosik, K. (1969). Dialética do concreto. Paz e Terra.
Lavoura, T. N., & Martins, L. M. (2017). A dialética do ensino e da aprendizagem na atividade pedagógica histórico-crítica. Interface: comunicação, saúde, educação, 21(62), 531–541. http://doi.org/10.1590/1807-57622016.0917
Lima, C. (2016). Ensino dos conceitos ácido e base na perspectiva histórico-crítica (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, Bahia). Repositório Institucional da UFBA. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25215
Marsiglia, A. C. G., Martins, L. M., & Lavoura, T. N. (2019). Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, 19(u), 1–28. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653380
Marx, K. (2015). Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857–1858: esboços da crítica da economia política. Boitempo.
Massi, L., Souza, B. N. de., Sgarbosa, E. C., & Colturato, A. R. (2019). Incorporação da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências: Uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 212–255. http://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212
Martiniano, E. (2015). Um estudo sobre a utilização da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem de Biologia (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná). Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1393
Martins, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Autores Associados.
Martins, L. M. (2018). O que ensinar? O patrimônio cultural humano como conteúdo de ensino e a formação da concepção de mundo do aluno. In J. C. Pasqualini, L. A. Teixeira, & M. de M. Agudo, Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas (pp. 83–97). Navegando Publicações.
Messeder Neto, H. S. (2021). Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino da Química. In A. C. Galvão, L. C. Santos Júnior, L. Q. Costa, & T. N. Lavoura (Orgs.), Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia (pp. 143–164.). Autores Associados.
Messeder Neto, H. S., & Massi, L. (27 de Maio, 2021). Química e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=NOoQpM5qL8A
Nascimento, F. N. (2015). Aulas de campo: uma proposta para o ensino de ciências que tenha como eixo integrador a educação ambiental crítica (Dissertação de Mestrado, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo). Repositório Institucional IFES. https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/211
Oliveira, A. D. A. de. (2010). Músicas e imagens: recursos de mídia como ferramenta para o ensino de ciências e biologia (Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, Paraná). Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3525
Oliveira, A. D. A. de, Pilatti, L. A., Francisco, A. C., & Rocha, D. C. (2011). Interação entre música e tecnologia para o ensino de biologia: uma experiência utilizando a web-rádio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 13(3), 231–241. https://doi.org/10.1590/1983-21172011130314
Oliveira, M. C. R., & Salazar, D. M. (10–14 de novembro, 2013). Experimentação didática no ensino de química numa perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo. http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0839-1.pdf
Pasqualini, J. C., & Martins, L. M. (2015). Dialética singular-particular universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, 27(2), 362–371. https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362
Paulino, G. de O. (2018). O experimento demonstrativo de Oliver Lodge: uma proposta de inserção da abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo (Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais). Repositório Institucional da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7948
Paulo Netto, J. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. Expressão Popular.
Pavani, E. C. R. (2013). Aulas de campo em espaços de educação não formal: uma experiência em educação científica (Dissertação de Mestrado Profissional, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo). Portal eduCAPES. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564065
Pavani, E. C. R. (2017). Aulas de campo na perspectiva histórico crítica: contribuições para os espaços de educação não formal (Dissertação de Mestrado, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo)]. Repositório Institucional IFES. https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/164
Rodrigues, A. P. de N. (2018). A pedagogia histórico-crítica no ensino de ciências: uma proposta didática para o tema “Ser Humano e Saúde” (Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/216603/oliveira_sgm_dr_bauru.pdf?sequence=3
Santos, M. M. (2019). Ensino de termologia: uma proposta de sequência didática baseada na pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviáni (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe). Repositório Institucional da UFS. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11752
Saviani, D. (2007). Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, 12(34), 152–165. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012
Saviani, D. (2009). Educação: do senso comum à consciência filosófica (18ª ed.). Autores Associados.
Saviani, D. (2011). Marxismo e pedagogia. Revista HISTEDBR On-Line, 11(41e), 16–27. https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639892
Saviani, D. (2014). O lunar de Sepé: Paixão, dilemas e perspectivas na educação. Autores Associados.
Saviani, D. (2015). Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: marxismo e Educação em Debate, 7(1), 286–293. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575
Saviani, D. (2016). A Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In J. D. Basso, J. L. dos Santos Neto, & M. C. dos S. Bezerra, Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais (pp. 16–43). Pedro & João Editores; Navegando.
Saviani, D. (2018) Escola e Democracia (43ª ed.). Autores Associados.
Saviani, D. (2019). Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Autores Associados.
Sena, J. Y., & Rocha, Z. de F. D. C. (2014). Uma experiência didática com jogos educativos no ensino de ciências. Educação Online, 0(17), 1–13. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.117
Sena, J. Y. (2016). Atividades mediadas como colaboração para aprendizagem de conceitos científicos sobre doenças epidêmicas (Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Paraná). Repositório Institucional da UTFPR. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1668
Silva, M. C. de S., & Cruz, L. G. (25–28 de junho, 2019). O tema água no ensino de ciências à luz da PHC. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Natal, Rio Grande do Norte. http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0607-1.pdf
Urague, C. C. (2017). Educação ambiental e os conteúdos de biologia: possibilidades didáticas à luz da pedagogia histórico-crítica (Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul).
Vázquez, A. S. (1977). Filosofia da práxis (2ª ed.). Paz e Terra.
Vigotski, L. S. (2018). Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. E-Papers.
Zuquieri, R. de C. B. (2007). O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. http://hdl.handle.net/11449/90857
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Izadora dos Santos Pires, Hélio da Silva Messeder Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.