Fundamentos Anticoloniais da Didática Histórico-Crítica Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas Aulas de Química: Abrindo Caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u685711

Palavras-chave:

ensino de química, história e cultura afro-brasileira, relações étnico-raciais, pedagogia histórico-crítica

Resumo

O grande número de trabalhos que apresentam propostas didáticas aliada à queixa atemporal de docentes sobre a falta de preparo teórico para lidar com história e cultura afro-brasileira dentro das aulas de química constituem as principais motivações para essa pesquisa teórica. De base marxista, este trabalho objetivou produzir um princípio pedagógico anticolonial para orientar, no nível da didática, o processo de seleção de conteúdos, formas e procedimentos para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química. O percurso deste trabalho parte de uma análise teórica das contribuições da academia e do movimento negro para este tema a partir das categorias de forma, conteúdo e destinatário, até chegar ao princípio pedagógico anticolonial. Nele, fizemos a defesa de que a história e cultura africana e afro-brasileira é o objeto de um ensino anticolonial de química, desde que seja na sua forma clássica: considerando a base material e os interesses coletivos do proletariado negro. Além disso, o princípio oferece indicações metodológicas sobre como ensinar essa forma clássica da história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química, numa tentativa de superar o lugar comum das propostas didáticas tão frequentes nesta área. Assim, em que pese o fato de questões empíricas carecerem de investigação, este princípio começa a encaminhar orientações a respeito da seleção de conteúdos, formas, indicativos de planejamentos e outros aspectos procedimentais do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas aulas de química.

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Biografia do Autor

Pedro Magalhães, Instituto Federal da Bahia

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2018) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2023) na mesma universidade. Atualmente, sou professor do Instituto Federal da Bahia (Campus Barreiras). Tenho experiência na área de História e Filosofia das Ciências, sobretudo no que diz respeito às seguintes temáticas: epistemologia, ética e contribuições afro-brasileiras em processos de produção epistêmica. Ultimamente, tenho atuado na área de Ensino de Química, dedicando-me maiormente à investigação nos seguintes temas: raça e racismo na educação escolar na perspectiva marxista, pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural no ensino de química.

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como professor da escola básica e tem experiência em educação popular. Atua desde 2020 como professor orientador do programa Residência Pedagógica de Química. È coordenador do curso noturno de licenciatura em química da UFBA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: Ludicidade na perspectiva histórico-crítica, Divulgação Científica, Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Ciências. É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências (ENCONCIÊNCIAS).

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Magalhães, P., & Messeder Neto, H. da S. (2024). Fundamentos Anticoloniais da Didática Histórico-Crítica Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas Aulas de Química: Abrindo Caminhos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e51504, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u685711

Edição

Seção

Artigos