O Direito ao Reconhecimento: uma Proposta na Intersecção entre o Teatro do Oprimido e a Educação Sexual Integral
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u799816Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, Currículo Oculto, Equipes de Orientação Educacional, Educação SexualResumo
A partir da análise de cenas típicas do cotidiano escolar, pretendemos aprofundar os ensinamentos sobre corpos e sexualidades inscritos no currículo oculto. Apresentamos um dispositivo baseado no Teatro do Oprimido que permite reavaliar os conflitos escolares como espaço de aprendizagem, questionamento e pesquisa. “O direito de ser reconhecido” é uma cena levantada por profissionais das Equipes de Orientação Escolar que lhes permitiu questionar as formas como os dispositivos escolares reproduzem a heteronorma, contribuindo para testar possíveis transformações. Os resultados encontrados contribuem para gerar conhecimento sobre as formas de incorporação de dimensões da sexualidade normalmente silenciadas na escola, contribuindo assim para transformar as práticas educativas.
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