Inclusão e o Ensino de Ciências e Biologia Para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Análise dos Trabalhos Publicados nos Encontros Nacionais de Biologia e de Pesquisa em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10571080Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Ensino de Ciências e BiologiaResumo
O presente trabalho analisou a produção científica sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), período de 2010 a 2020. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico, e foi realizada nos anais supracitados. Para selecionar os artigos, utilizamos os seguintes descritores: autismo, autista, Transtorno do Espectro Autista, inclusão, inclusiva, inclusivo. Ademais, fizemos uma busca a fim de comparar a produção de artigos que discutem a inclusão escolar de alunos com TEA com trabalhos que abordam outras deficiências, utilizando os descritores: deficiência visual, deficiência auditiva, surdo, cego, libras, cegueira ou surdez. A metodologia de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo descrita por Bardin (2016). Observamos uma baixa produção de trabalhos que relacionem ensino de Ciências, Biologia e TEA nos anais. A investigação revelou ainda que os trabalhos não apresentam um referencial teórico de base. Em relação ao referencial metodológico, a maioria dos trabalhos trata da abordagem qualitativa. Foi possível verificar ainda diversos aspectos clínicos como nomenclaturas e documentos médicos, a exemplo do laudo, como instrumentos balizadores da entrada/permanência do aluno na escola. Consideramos que pesquisas do tipo levantamento bibliográfico possibilitam um panorama dos estudos da área e colaboram com o desenvolvimento de futuras investigações que tenham como foco a inclusão dos alunos com TEA nas aulas de Ciências e Biologia.
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