O ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafios

Autores

  • Wesley Fernandes Vaz Coordenação de Química – Campus Jataí Universidade Federal de Goiás
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Instituto de Química Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esse trabalho propõe o uso de jogos e de experimentação como forma de motivação para o ensino de Química e para despertar o interesse para a Ciência no adolescente em conflito com a lei, avaliando sua importância e o impacto dessas práticas nessa clientela, além de discutir os problemas e desafios de se ensinar Química nesse tipo de instituição. Como método utilizou-se a fenomenologia e como instrumento de coleta de dados o questionário, a entrevista e a observação participante. O ambiente foi o CAJE e o CIAGO, em Brasília. Os resultados mostraram a eficiência dos jogos e da experimentação em despertar o interesse e aumentar a motivação dos internos. Finalmente é feito um debate sobre os problemas e desafios que se encontram na educação de adolescentes em conflito com a lei, apresentando-se propostas como a de treinamento adequado para professores que trabalham nessas situações especiais.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Vaz, W. F., & Soares, M. H. F. B. (2011). O ensino de química para adolescentes em conflito com a lei: possibilidades e desafios. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4013

Edição

Seção

Artigos