Análise de comunidades de Química da Rede Social Orkut: comunicação, conceito e linguagem no Ensino de Química

Autores

  • Wesley Fernandes Vaz Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Ensino de Química, redes sociais, Orkut.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação têm modificado as formas da sociedade se comunicar, relacionar e aprender. Entre as diversas possibilidades que as tecnologias oferecem, escolhemos investigar a internet, especificamente as comunidades da rede social Orkut relacionadas à Química. Dentre as centenas de comunidades selecionadas que se referem às palavras chaves utilizadas na procura (Química e Ensino de Química) foram analisadas quatro delas, que representam os principais tipos de assuntos/comunidades encontrados na busca. Os resultados mostram que o propósito dos usuários em participar da comunidade é o sentimento de afinidade pelo grupo. As poucas discussões, que aparecem em relação à Química, baseiam-se assuntos gerais, como uma forma de entretenimento utilizando-se o conhecimento científico. Assim, infere-se que o Orkut como rede social na qual constam comunidades para utilização de fóruns de discussão não é definitivamente o lócus do conhecimento, ainda que possa proporcionar momentos de aprendizagem informal.

Biografia do Autor

  • Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Goiás- Regional Jataí
    Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012) (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor adjunto da UFG - Campus Jataí atuando no curso de Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências.
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Universidade Federal de Goiás
    Cursei Licenciatura em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 1992 e 1998. Desde 1993, até antes de me mudar para São Carlos -SP em 1999 para cursar o mestrado, ministrava aulas de química e física no ensino médio público. Em 2001, após dois anos, terminei meu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhando com ensino de química analítica. Minha dissertação versava sobre a caracterização e aplicação de corantes naturais de flores em equilíbrio químico, mudança de coloração, indicadores naturais enfim. No mesmo ano, 2001, logo após a defesa de dissertação, fui aprovado para o doutorado em química, também pela UFSCar, minha tese versava sobre o uso de jogos em ensino de química. Conclui o doutorado em 2004, três anos após meu ingresso e dois anos após ter sido aprovado em concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Goiás, onde estou atualmente. Hoje sou professor Adjunto IV e sou um dos professores a área de ensino de química do Instituto de Química da UFG. Coordeno o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Sou coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ - UFG. Coordenei o estágio de licenciatura por 5 anos, entre 2003 e 2008, período de direcionamento, implantação e regulamentação do estágio docente no Brasil e na UFG. Sou pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. Orientei 5 alunos de doutorado, 12 alunos de mestrado e 14 alunos de Iniciação Científica até o presente momento, além de 14 monografias de final de curso, implantadas em 2007 na licenciatura em Química da UFG. Atualmente, oriento 4 alunos de mestrado pelo programa de mestrado em ensino de ciências, na UFG e 3 alunos de doutorado pelo programa de doutorado interistitucional em Química - UFG/UFU/UFMS, com linha de pesquisa em ensino de química. Publiquei até o momento 32 artigos em periódicos especializados e 185 trabalhos em anais de eventos científicos, sendo 31 deles, trabalhos completos. Tenho quatro capítulos de livro publicados, e no final do ano de 2008, lancei meu primeiro livro: Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que já se encontra na 2a edição. Finalmente, as linhas de pesquisa em que atuo são: Jogos e Atividades Lúdicas Aplicadas ao Ensino de Química; Ciência e Religião; Formação de Conceitos; Inclusão Digital de Professores de Ciências e Robótica Educacional em Ensino de Ciências.

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Publicado

2014-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise de comunidades de Química da Rede Social Orkut: comunicação, conceito e linguagem no Ensino de Química. (2014). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 101-123. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4284