O Estado da Arte Sobre a Utilização de Jogos Para o Ensino de Química Ambiental e Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u897926

Palavras-chave:

estado da arte, jogos, atividade lúdica, química ambiental, educação ambiental

Resumo

O ensino de diversas áreas vem se modificando diante das inúmeras transformações decorrentes principalmente da revolução digital. Nas áreas de Química Ambiental e Educação Ambiental não poderia ser diferente. Assim, este trabalho visa trazer o estado da arte de publicações sobre o uso de jogos no ensino das áreas em questão, buscando delinear um cenário em relação aos seguintes aspectos pedagógicos: classificação dos jogos de acordo com Roger Caillois, tipo de jogo utilizado, público alvo, discussão da cultura lúdica e tema do jogo. Analisamos vinte e cinco publicações que incluíram um total de quarenta e seis jogos adotados para alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Como resultados da presente pesquisa pudemos verificar que os jogos mistos do tipo agôn + alea se sobressaíram dentre os demais e os jogos pedagógicos foram preferidos diante dos didáticos. Notamos também que a maior parte dos trabalhos abrangeu uma breve discussão sobre a cultura lúdica inerente aos jogos e por fim, vimos que os temas dos jogos que prevaleceram foram aqueles relacionados à poluição atmosférica, à poluição da água e aos resíduos sólidos. Observando as produções encontradas e as inúmeras benesses no ensino provenientes do uso de jogos, entendemos que o lúdico no ensino de Química Ambiental e Educação Ambiental é ainda muito pouco explorado. Assim, precisamos que o presente campo de pesquisa seja mais difundido culminando no maior uso de jogos nestas áreas, para que possamos debater tal tema de forma mais profunda e assídua.

Referências

Andrade, C. C., & Obara, A. T. (2021). Educação ambiental na educação de jovens e adultos (EJA): problematizando o tema saneamento básico por meio de jogo didático. Revista Valore, 6, 372–380. https://doi.org/10.22408/reva602021813372-380

Barbosa, J. T., & de Oliveira, M. J. (14–17 de outubro, 2015). A utilização de jogos lúdicos como auxílio na abordagem de temáticas ambientais no ensino de química. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Campina Grande, Paraíba.

Botelho, D. de A., Santiago, J. C. C., Sousa, A. C. L. F. de., Venturieri, B., & Costa, J. J. C. da. (2014). A utilização da gincana da química como experiência pedagógica para educação ambiental de alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Anais do 8º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental), 9(3) 56–61. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.2481

Caillois, R. (1990). Os jogos e os homens. Cotovia.

Caillois, R. (2017). A máscara e a vertigem. Vozes.

Campos, V. P., Cruz, L. P. S., Alves, E. M., Santos, T. D. S., Silva, A. D., Santos, A. C. C. dos, Lima, A. M. v, Paixão, C. S., Santos, D. C. M. B., Brandão, D. S., Andrade, E. J. S., Moreira, J. I., Conceição, K. C. S., Ramos, M. D. S., Pontes, M. C. G., do Amaral, M. F., & Mattos, R. R. (2006). Monitoramento atmosférico passivo de SO2, NO2 e O3 em áreas urbanas e de influência industrial como prática de química ambiental para alunos de graduação. Química Nova, 29(4), 872–875. https://doi.org/10.1590/S0100-40422006000400042

Cardoso, A. T., Oliveira, A. C., Caetano, N. A. U., Santos, T. S., & Rosa, T. A. da S. (22–25 de outubro, 2019). “Atmosgame”: Uma proposta de jogo para as aulas de química ambiental acerca do tema “Poluição Atmosférica”. Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC), Itumbiara, Goiás.

Cavalcante, K. S. B., Silva, F. C., Maciel, A. P., Lima Júnior, J. A. S., Ribeiro, J. S. dos S., Santos, P. J. C. dos, & Pinheiro, A. E. P. (2015). Educação Ambiental em Histórias em Quadrinhos: Recurso Didático para o Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, 37(4), 270–277. https://doi.org/10.5935/0104-8899.20150049

Chaves, A. P. D., Roque, F. S., de Lima, I. M. P., da Costa, T. T., de Sousa, C. R. C., & Bezerra, J. M. (2020). Maratona ecológica como ferramenta de ensino e aprendizagem voltada à educação ambiental. Interfaces, 8(3), 61–74. https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.20602

Cleophas, M. das G., Cavalcanti, E. L. D., & Soares, M. H. F. B. (2018). Afinal de contas, é jogo educativo, didático ou pedagógico no ensino de Química/Ciências? Colocando os pingos nos “is”. In M. das G., Cleophas, & M. H. F. B. Soares (Org.), Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências (pp. 33–62). Livraria da Física.

Damiano, M., Ichiba, R. B., & Rezende, M. O. de O. (2020). Horta escolar como proposta de metodologia ativa na Educação Ambiental: um relato de experiência em uma escola estadual de São Carlos (São Paulo). Educação Ambiental (Brasil), 1(3), 43–52. https://educacaoambientalbrasil.com.br/index.php/EABRA/article/view/25

Diniz, J. F., de Jesus, P. S. O., Rosa, E. M. S., Silva Júnior, G. G., & de Barba, C. H. (2021). Educação ambiental no ensino superior: uma experiência lúdica de conscientização na Amazônia Brasileira. Revista EDUCAmazônia — Educação Sociedade e Meio Ambiente, 13(2), 357–372. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/9123

Estevam, R. S., Pereira, S. de F. P., Santos, D. C., & Costa, H. C. (2021). Produção e avaliação de um aplicativo móvel para ensino de química ambiental. Amazonia - Revista de Educação Em Ciências e Matemática, 17(38), 22–33. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.7841

Fantini, V., da Costa, E. R., & de Melo, C. I. (2011). Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Tecnologias na Educação, 4(3), 1–10. http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Rel1-ano3-vol4-julho2011.pdf

Ferreira, C. F. B. (2010). Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas de Educação Ambiental [Dissertação de Mestrado]. Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Ferreira, N. S. de A. (2002). As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, 23(79), 257–272. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

Guerra, A. F. S. (2010). As tecnologias educacionais na formação em Educação Ambiental para a sustentabilidade. Revista Diálogo Educacional, 10(31), 561–579.

Gurgel de Paula, A. C., & Caldas Rocha, W. (7–9 de agosto, 2017). A utilização de metodologia ativa para o ensino de química verde em uma escola de tempo integral no interior do Amazonas (SIMPEQUI), Manaus, Amazonas. www.abq.org.br/simpequi/2017/trabalhos/90/10859-23051.html

Jeovanio-Silva, V. R. M., Jeovanio-Silva, A. L., & Cardoso, S. P. (2019). Guia prático em educação ambiental: sensibilizando de forma crítica, transversal e lúdica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 9(2), 186–198.

Kishimoto, T. M. (1996). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (7th ed.). Cortez.

Klein, C. L., Locatelli, A., & Zoch, A. N. (2019). A Educação Ambiental por meio da ludicidade: uma proposta didática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, 15(33), 219–234. https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6601

Kramer, D. G., & Almeida, V. R. de M. (2022). Jogo educativo sobre agrotóxicos em uma intervenção de extensão: um relato de experiência. Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação, (79), 1–6. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4312

Leite, B. S. (2017). Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 1(1), 58–74. https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.748

Lemes, M. A., & de Souza, R. S. (2022). Jogos na educação química a partir da classificação de Roger Caillois: uma análise dos artigos da Revista Química Nova na Escola. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 5(1), 96–117. https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2886

Lopes, F. de S., de Oliveira, S. F., Manfrin, M. H., Cabral, D., & Baroneza, J. E. (2022). Análise comparativa da motivação e percepção da aprendizagem entre aulas expositivas e jogo didático no ensino de ecologia para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 15(2), 1–19. https://doi.org/10.3895/rbect.v15n2.14654

Luna, S. V. de. (1997). Planejamento de pesquisa: uma introdução. EDUC.

Magrin, C. P., Cogo, T. C., & Cabrera, L. da C. (17–19 de maio, 2017). Jogos didáticos abordando a temática ambiental contaminantes emergentes. XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, Curitiba, Paraná. http://www.epea2017.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/05/218-E4-S8-JOGOS-DID%C3%81TICOS-ABORDANDO-A-TEM.pdf

Mello, C. G., Pereira, A., & Rodrigues, D. C. G. de A. (2019). Jogo cooperativo como uma proposta lúdica no ensino de ciências ambientais — por uma ética do cuidado. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 3(2), 53–68. https://doi.org/10.30691/relus.v3i2.1893

Messeder, J. C., & Rôças, G. (2010). O lúdico e o ensino de ciências: um relato de caso de uma licenciatura em química. Revista Ciências & Idéias, 1(1), 69–75.

Neves Júnior, O., & Oliveira, A. F. de. (24–26 de outubro, 2019). Trilha química: limites e potencialidades de um jogo para o ensino contextualizado de Química. VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Fortaleza, Ceará.

Nichele, A. G., & Canto, L. Z. (2020). Uma prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de química ambiental. Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(2), 560–569. https://doi.org/10.22456/1679-1916.110297

Oliveira, A. D. de, Silva, A. P. da, Menezes, A. J. de S., Camacam, L. P., & Oliveira, R. R. de. (2021). A educação ambiental na base nacional comum curricular: os retrocessos no âmbito educacional. Revista Brasileira de Educação em Ciências, 16(5), 328–341. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11215

Oliveira, A. S. de, & Soares, M. H. F. B. (2005). Júri químico: uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova na Escola, (21), 1–7. http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15813

Oliveira, J. J. S., Morais, R. O., Medeiros, U. K. L., & Ribeiro, M. E. N. P. (2017). Criação do Jogo “Um Passeio na Indústria de Laticínios” visando promover a Educação Ambiental no Curso Técnico de Alimentos. Química Nova na Escola, 39(2), 142–152. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160070

Oliveira, L. A., De-Carvalho, P. S., Miranda, S. C., & Porto, M. D. (2019). Mapas conceituais e o ensino da educação ambiental crítica em uma aula de campo na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 14(3), 220–237. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2690

Paula, T. V., Souza, É. V. P., Silva, T. G. N. da, Silva, D. D. M., & Ribeiro, M. E. N. P. (2015). Proposta educativa utilizando o jogo RPG maker: estratégia de conscientização e de aprendizagem da química ambiental. HOLOS, 8, 98–112. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844

Pereira, R. J., Aguiar, A. S., Sousa, E. T. F., Hager, A. X., & Azevedo, M. M. R. (2018). Avaliação de três metodologias de ensino em biologia na modalidade EJA em escola do município de Santarém-PA. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, 13(2), 1–10. https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/660/pdf_152

Pontes, A. N., Mendes, F. I., & Tomazela, M. das. G. J. M. (2017). Lino: jogo eletrônico para auxiliar na educação ambiental de crianças em idade escolar. Revista Thema, 14(4), 136–148. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.136-148.454

Rangel, T. R., & Miranda, A. C. de. (2018). Atividade lúdica como inserção da educação ambiental no ensino fundamental. Revista Eletrônica Educação Ambiental em Ação, (55), 1–14. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2270

Reigota, M. (2007). O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, 2(1), 33–66. https://doi.org/10.18675/2177-580x.vol2.n1.p33-66

Rezende, F. A. M., & Soares, M. H. F. B. (2019). Análise Teórica e Epistemológica de Jogos Para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19(u), 747–774. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u747774

Ribeiro, D. das C. de A., Sirtori, C., & Passos, C. G. (2022). Estudos de Caso no Ensino de Química e na Educação Ambiental: Possibilidades para o Ensino Superior. Anais dos Encontros de Debates Sobre o Ensino de Química, (41), 1–10. https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/105

Ribeiro, J. A. G., & Amorim, L. P. (2022). Os jogos didáticos na educação ambiental: uma revisão de literatura em periódicos e eventos nacionais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 17(4), 389–400. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12626

Santos, A. K. de M., Santos, M. de L. da P., Lopes, F. L. G., Bonaparte Neta, H. R., & Melo, R. P. de A. (2018). Banco da Química: Um jogo ambiental. In Impactos das tecnologias nas ciências exatas e da Terra (pp. 54–60). Editora Atena.

Sato, A. M. (2017). Ensinando produção sustentável de energia elétrica por meio de jogos didáticos em sala de aula (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo). Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do ABC. https://propg.ufabc.edu.br/mnpef/Dissert_Defendidas/dissertacao_alino.pdf

Silva, A. A., & Passerino, L. M. (2007). A Fazenda Software Educativo para a Educação Ambiental. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, 5(2), 1–10. https://doi.org/10.22456/1679-1916.14198

Silva, A. de F. (2016). O jogo didático como instrumento para educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental: proposta para trabalhar temas diversidade da vida nos ambientes e diversidade dos materiais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 11(5), 167–183. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2330

Silva, D. M. D. C., & Grillo, M. (2008). A utilização dos jogos educativos como instrumento de educação ambiental: o caso reserva Ecológica de Gurjaú. Revista Contrapontos, 8(2), 229–238. https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/949

Silva, Í. Í. C. (2022). Química Ambiental e compostagem: compostagem orgânica como instrumento para educação ambiental no ensino médio (Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, Amapá). Repositório Institucional do IFAP. http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/677

Silva, J. F. M. (2021). O que está em jogo em um jogo didático?. Editora Fi.

Silva, J. M., Lays, L., Valença, S., Bezerra de Oliveira, F. L., & Silva Costa, L. (2010). Análise do ensino de ciências nas escolas da rede pública de Santa Cruz/RN. HOLOS, 5(26), 227–234. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/575/404

Soares, M. H. F. B., & Garcez, E. S. da C. (2017). Um Estudo do Estado da Arte Sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(1), 183–214. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4438

Soares, M. H. F. B., Okumura, F., & Cavalheiro, É. T. G. (2002). Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, (18), 13–17. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A03.PDF

Sousa, D. S., Meneses, A. S. F., Mendes, F. R. da S., Marinho, M. M., Vasconcelos, S. O. S., & Marinho, E. S. (2020). Utilização de animações como metodologia ativa para o ensino da Educação Ambiental. Educação Ambiental (Brasil), 1(3), 53–64. https://educacaoambientalbrasil.com.br/index.php/EABRA/article/view/31

Tozzoni-Reis, M. F. de C. (2001). Environmental education: theoretical references in higher education. Interface — Comunicação, Saúde & Educação, 5(9), 33–50. https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000200003

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Estado da Arte Sobre a Utilização de Jogos Para o Ensino de Química Ambiental e Educação Ambiental. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e44692, 1-30. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u897926