Ameaças à Disciplina Escolar Biologia no “Novo” Ensino Médio (NEM): Atravessamentos Entre BNCC e BNC-Formação
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u13531386Palavras-chave:
Educação em Ciências, Currículo, História da Disciplina Escolar Biologia, Finalidades Educacionais, BNCC-EMResumo
Este estudo investiga as finalidades da disciplina escolar Biologia e como essas vêm sendo reconfiguradas no Brasil desde 1996 até a presente década. Para isso, utiliza como material empírico textos de políticas curriculares produzidas após a LDBEN/1996, no período de redemocratização da sociedade brasileira após a ditadura militar. Para o estudo, mobilizam-se referências curriculares da história das disciplinas escolares de Ivor Goodson, em diálogo com o exame das finalidades dessa disciplina tratados por Dorothy Rosenthal e pelos estudos críticos de Gert Biesta. A análise evidencia a influência crescente das orientações neoliberais na elaboração das políticas curriculares brasileiras, as quais delineiam alterações nas finalidades da disciplina escolar Biologia. Nas décadas recentes, a ação neoliberal voltada à educação se intensifica, transmutada na presença e na densidade da ressignificação do capitalismo mundializado e operado por atores sociais tais como fundações filantrópicas, grupos empresariais e movimentos organizados. O efeito anunciado sobre as finalidades da disciplina escolar Biologia indica sua dissolução, integrando-a à área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. A análise sugere que se trata de uma ameaça à estabilidade disciplinar dessa disciplina com desdobramentos sobre a formação docente, a produção de livros didáticos e sobre sociedades científicas e profissionais organizadas em prol desta formação. O estudo pondera, entretanto, que o futuro que se anuncia também é sujeito a insurgências e resistências operadas pela construção cotidiana dos docentes no interior de suas escolas.
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