Resolución de problemas de cinemática en nivel medio: estudio de algunas representaciones
Resumo
Este trabajo se ha realizado con 38 estudiantes de cuarto año de nivel medio en situación real de aula. Se ha analizado la resolución escrita de un problema de cinemática. El análisis se ha basado principalmente en el marco de las teorías: de los campos conceptuales de Vergnaud (1982, 1990, 1996, 1998) y de los modelos mentales de Johnson-Laird (1983, 1990) tratando de interpretar las dificultades de los alumnos en la construcción de modelos mentales al resolver problemas. Una mejor comprensión del rol del constructo “esquema” en situaciones físicas en las que el sujeto puede disponer -o no- de las competencias necesarias para una inmediata resolución se ha mostrado fructífera en la inferencia de algunas representaciones que parecen elaborar los estudiantes al tomar contacto por primera vez con la cinemática de las traslaciones. Los resultados obtenidos evidencian que la descripción de un movimiento no es una tarea trivial. Sin embargo, un grupo importante de estudiantes ha adquirido una buen dominio de los algoritmos necesarios para su descripción científica en situaciones más convencionales mientras que en situaciones nuevas se ha evidenciado con fuerza el fenómeno de la variabilidad cognitiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-27
Como Citar
Escudero, C., & Moreira, M. A. (2011). Resolución de problemas de cinemática en nivel medio: estudio de algunas representaciones. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4132
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.