En busca de significado para la noción de aceleración en un aula de nivel medio: análisis del discurso de alumnos y profesor
Resumo
En este trabajo buscamos investigar como los alumnos resuelven situaciones problemáticas durante la realización de actividades de enseñanza sobre cinemática de las traslaciones, así como lo que el docente dice, como un modo de relevar las competencias que el profesor pone en juego cuando plantea una innovación didáctica en el aula de resolución de problemas. Los datos registrados se refieren a un grupo de cuarenta alumnos de 4º año de la educación media (15-17 años). Para el análisis y la interpretación del habla de alumnos y profesor, utilizamos a Brousseau (1986), Gumperz (1971, 1988), Goffman 1970, Gumperz y Berenz (1991) y Brandi et al. (2001). Entre las principales conclusiones podemos destacar la aparición en la clase de resolución de problemas lo que Brousseau (1986) denomina ruptura didáctica del contrato, caracterizado por la devolución vs. contra-devolución. Las rupturas en el discurso se sitúan tanto en las características de las situaciones que el profesor propone a sus alumnos como en las diferentes funciones que cumple el discurso del docente para asegurar que los estudiantes sean acompañados en sus cambios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-09
Como Citar
Escudero, C., & Caballero, M. C. (2011). En busca de significado para la noción de aceleración en un aula de nivel medio: análisis del discurso de alumnos y profesor. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4074
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.