Modelos de situaciones problemáticas propuestos en los textos escolares de biología
Resumo
A resolução de problemas é uma atividade complexa que envolve diferentes processos, tais como compreensão, inferências, dedução, recuperação do conhecimento prévio, interpretação de premissas e raciocínio. Portanto, é uma interessante atividade para articular a pesquisa com o conteúdo e as estratégias de ensino. A resolução de problemas não é uma tarefa freqüente em as salas de aula de Biologia com adolescentes. Em geral, esta restrita a tópicos de Genética. Neste trabalho discutimos uma análise sistemática de 120 problemas apresentados em livros de texto de Biologia de nível meio (hoje chamado, na Argentina, EGB·3 e nível Polimodal) a fim de prover um critério para a análise e a seleção de materiais para ensino. Cinco tipos de problemas foram reconhecidos usando Análise Estatística Multivariada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.