Modelos de situaciones problemáticas propuestos en los textos escolares de biología

  • Norma Sánchez Profesorado de Biología. Instituto de Enseñanza Superior "Dra. Carmen Peñaloza" Santiago del Estero 56 (Sur) - Capital 5400 - San Juan - Argentina.
  • Consuelo Escudero Facultad de Ingeniería Universidad Nacional de San Juan Avda. Libertador 1109 (Oeste) 5400 - San Juan - Argentina.
  • Marta Massa Facultad de Ciencias Exactas, Ingeniería y Agrimensura Universidad Nacional de Rosario Avda. Pellegrini 250 2000 - Rosario – Argentina

Resumo

A resolução de problemas é uma atividade complexa que envolve diferentes processos, tais como compreensão, inferências, dedução, recuperação do conhecimento prévio, interpretação de premissas e raciocínio. Portanto, é uma interessante atividade para articular a pesquisa com o conteúdo e as estratégias de ensino. A resolução de problemas não é uma tarefa freqüente em as salas de aula de Biologia com adolescentes. Em geral, esta restrita a tópicos de Genética. Neste trabalho discutimos uma análise sistemática de 120 problemas apresentados em livros de texto de Biologia de nível meio (hoje chamado, na Argentina, EGB·3 e nível Polimodal) a fim de prover um critério para a análise e a seleção de materiais para ensino. Cinco tipos de problemas foram reconhecidos usando Análise Estatística Multivariada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-28
Como Citar
Sánchez, N., Escudero, C., & Massa, M. (2011). Modelos de situaciones problemáticas propuestos en los textos escolares de biología. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4182
Seção
Artigos