Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/ Brasil

Autores

  • Glória Queiróz Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, Brasil
  • Sonia Krapas Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, Brasil
  • Maria Esther Valente Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, Brasil
  • Érika David Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, Brasil
  • Eduardo Damas Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, Brasil
  • Fernando Freire Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Nos museus, às atribuições de preservação e estudo de seus acervos, tornou-se indispensável acrescentar a exploração educativa do seu conjunto  material e simbólico. Assim, profissionais capazes de fazer a mediação entre o museu e seu público se tornam figuras importantes. Considera-se que a mediação requer um saber com dimensões peculiares: o saber da mediação. O presente trabalho apresenta resultados relativos ao saber da mediação de duas mediadoras do Museu de Astronomia e Ciências Afins, situado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Tomando o paradigma do profissional reflexivo, o trabalho tem como objetivo principal conhecer as diferentes dimensões do saber da mediação na complexidade de museus  de ciência e tecnologia, incluindo formas de complementariedade entre ações educativas formais e não formais. São sugeridas estratégias para a formação de mediadores.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Queiróz, G., Krapas, S., Valente, M. E., David, Érika, Damas, E., & Freire, F. (2011). Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/ Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4144

Edição

Seção

Artigos