Como os professores concebem os objetivos para o ensino de ciências

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação – UFMG
  • Oto Borges Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação e Colégio Técnico – UFMG

Resumo

Apresentamos um estudo sobre como os professores de ciências, do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental concebem as metas curriculares para o ensino de Ciências. Este trabalho é parte de uma investigação mais ampla que pretende estabelecer uma descrição detalhada do estado atual do ensino de Ciências no município de Belo Horizonte. Uma parte do questionário procurou levantar a receptividade dos professores em relação a um conjunto de 23 objetivos curriculares propostos para o ensino de Ciências. Para cada um dos objetivos identificamos o grau de concordância e de prioridade que o professor lhe atribui. Também identificamos os objetivos que ele se propôs a alcançar em suas atividades e aqueles que ele julgou ter alcançado ao final do ano letivo. A análise dos dados indica que os professores de Ciências concordam com a maioria das 23 metas curriculares arroladas. Além disto, relatam priorizar muitas metas curriculares simultaneamente. Também julgam obter um alto grau de sucesso em sua atividade docente. As 23 metas curriculares apresentadas aos professores têm origens em diferentes propostas e tradições curriculares. Ao tentarmos interpretar tais resultados identificamos cinco concepções curriculares distintas e prevalentes entre os professores.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Neves, M. L. R. da C., & Borges, O. (2011). Como os professores concebem os objetivos para o ensino de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4158

Edição

Seção

Artigos