Uso de Textos de Divulgação Científica Para o Ensino e Aprendizagem em Ecologia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10331057Palavras-chave:
aprendizagem significativa, conhecimento científico, prática docente, leituraResumo
O objetivo deste estudo foi refletir sobre a utilização de Textos de Divulgação Científica como elemento facilitador no ensino e aprendizagem de alunos da Educação Básica em Ecologia. Para isso, a pesquisa descritiva com caráter qualitativo e quantitativo fez uso de estratégias de leitura, glossários, desenhos, debates e interpretação e produção textual como ferramentas para trabalhar conceitos da área por meio de uma Unidade Didática produzida para este fim. Com a participação de 57 alunos, os resultados apontam para a estimuladora influência da leitura por parte da família do estudante, existência de conhecimentos prévios sobre Ecologia, dificuldades de aplicação e associação dos conceitos em situações reais, facilidade na interpretação de informações presentes no texto científico e dificuldade na formulação de críticas e justificativas às ideias expressas no texto. Assim, infere-se que o texto científico contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, estímulo à leitura e melhoria na aprendizagem, configurando-se como uma estratégia promissora para o ensino de Ecologia.
Downloads
Referências
Azevedo, T. A. (2016). A Escolarização da leitura literária no Ensino Médio e a importância na formação do leitor: Estudo de caso realizado em uma escola de Nova Floresta – PB (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba). Repositório Institucional da Universidade Estadual da Paraíba. http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10259
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Campos, M. C. C., & Nigro, R. G. (2009). Teoria e Prática em Ciências na Escola: O ensino-aprendizagem como investigação. FTD.
Cereja, W. R., & Magalhães, T. C. (2007). Todos os textos — 8ª série (3ª ed.). Atual Editora.
Costa, E. S. A., Costa, I. A. S., & Oliveros, P. B. (10–13 de Novembro, 2013). Percepção dos alunos da Educação Básica sobre os conceitos de meio ambiente e cadeia alimentar. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindoia São Paulo.
Engel, G. I. (2000). Pesquisa-ação. Educar em Revista, (16), 181–191. https://doi.org/10.1590/0104-4060.214
Fioresi, C. A., & Cunha, M. B. (24–27 de Novembro, 2015). Análise de recursos linguísticos e leitura crítica de textos de Divulgação Científica. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindoia, São Paulo.
Hidalgo, A. M., & Mello, C. J. A. (2014). Políticas Públicas, formação de professores e a articulação escolar da leitura literária. Educar em Revista, (52), 155–173. https://doi.org/10.1590/0104-4060.36319
Kose, S. (2008). Diagnosing Student Misconceptions: Using Drawings as a Research Method. Departament of Biology Educations, Faculty of Education, Pamukkale University.
Kleiman, A. B., & Moraes, S. E. (2006). Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes de ensino projetos da escola. Mercado das Letras.
Ministério da Educação (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, SEB, DICEI. http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf
Nunes, M. R. (2013). A problemática do vocabulário científico e o estudo etimológico como facilitador do conhecimento escolar de biologia (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande. http://repositorio.furg.br/handle/1/4798
Nuñez, I. B., & Ramalho, B. L. (2012). Desarrollo de uma Unidad Didáctica para el Estudio de los Processos de oxidación-reducción em el pre-universitario: Contribuciones de la teoria de P. Ya. Galperin. In M. G. L. da Silva, A. Mohr, & M. F. F. de Araújo (org), Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências (pp. 153–180). EDUFRN.
Oliveras, B., & Sanmartí, N. (2009). La lectura como médio para desarrollar el pensamento crítico. Educacion Química, 20(supl. 1), 233–245. https://www.scielo.org.mx/pdf/eq/v20s1/v20s1a5.pdf
Pozo, J. I., & Crespo, M. Á. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico (5ª ed.). Artmed.
Santiago, J. F. A. (2016). O uso de textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de Biologia: Concepções e relações com a abordagem CTS de ensino (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte). Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21880
Santos, S., & Maciel, M. D. (9–12 de Setembro, 2013). As interações CTSA no ensino de ecologia: um estudo sobre cadeia alimentar. IX Congreso sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Girona, Espanha.
Sasseron, L. H. (2013). Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In A. M. P. de Carvalho (org.), Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 41–61). Cengage: Learning.
Souza, D. J. (2005). Cortadeiras sob ameaças. Acervo: Revistas Ciência Hoje.
Torres, D. F. (2013). A fotossíntese vegetal no 3º ano do Ensino médio: Concepções Alternativas, erros conceituais e uma Proposta de Unidade Didática baseada no Desenvolvimento Sustentável (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte). Repositório Institucional da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16106
Versiani, D. B., Yunes, E., & Carvalho, G. (2012). Manual de Reflexões sobre boas Práticas de Leitura. Editora UNESP.
Zabala, A. (2010). A Prática Educativa: Como Ensinar. Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Natanael Charles da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.