Uso de Textos de Divulgação Científica Para o Ensino e Aprendizagem em Ecologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10331057

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, conhecimento científico, prática docente, leitura

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre a utilização de Textos de Divulgação Científica como elemento facilitador no ensino e aprendizagem de alunos da Educação Básica em Ecologia. Para isso, a pesquisa descritiva com caráter qualitativo e quantitativo fez uso de estratégias de leitura, glossários, desenhos, debates e interpretação e produção textual como ferramentas para trabalhar conceitos da área por meio de uma Unidade Didática produzida para este fim. Com a participação de 57 alunos, os resultados apontam para a estimuladora influência da leitura por parte da família do estudante, existência de conhecimentos prévios sobre Ecologia, dificuldades de aplicação e associação dos conceitos em situações reais, facilidade na interpretação de informações presentes no texto científico e dificuldade na formulação de críticas e justificativas às ideias expressas no texto. Assim, infere-se que o texto científico contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, estímulo à leitura e melhoria na aprendizagem, configurando-se como uma estratégia promissora para o ensino de Ecologia.

Biografia do Autor

  • Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRN); Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFRN). 

  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Especialização em Microbiologia (UFRN); Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/SP. 

  • Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE); Mestrado em Ensino de Biologia (UFPA); Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). 

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Publicado

2023-11-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uso de Textos de Divulgação Científica Para o Ensino e Aprendizagem em Ecologia. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41585, 1-25. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u10331057