Os aspectos sócio-culturais e teórico-metodológicos recomendados pelo PCNEM: as contribuições dos livros didáticos de Química para os objetivos do Ensino Médio

  • Mônica Elizabeth Craveiro Theodoro Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Cláudia Kasseboehmer Universidade Federal de São Carlos
  • Luiz Henrique Ferreira Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Livro didático, ensino de Química, PCN, PNLEM.

Resumo

Na análise dos livros didáticos, o PNLEM 2007 adotou critérios sócio-culturais e teórico-metodológicos de caráter qualificativo. Tais aspectos refletem as proposições da literatura para que a educação extrapole o ensino de conceitos abordando também a educação sobre e pela ciência. Neste artigo analisaram-se como os livros didáticos de Química dos estudantes, aprovados em tal programa, abordaram tais aspectos. Para isso, todas as referências a tais critérios foram extraídas e enquadradas nas seguintes categorias: (i) ausente, (ii) presente, (iii) parcialmente explorada no livro.  Os resultados indicam que alguns livros propõem o rompimento com a primazia do conteudismo, que outros ainda priorizam a abordagem de grande quantidade de conceitos e de exercícios de fixação e outros ainda que exploram os aspectos analisados, porém, apenas a título de ilustração do conteúdo. Isto mostra que é importante que o professor receba formação de qualidade para interpretar a concepção de ensino que o livro propõe.

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Publicado
2012-01-17
Como Citar
Theodoro, M. E. C., Kasseboehmer, A. C., & Ferreira, L. H. (2012). Os aspectos sócio-culturais e teórico-metodológicos recomendados pelo PCNEM: as contribuições dos livros didáticos de Química para os objetivos do Ensino Médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 161-182. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4201
Seção
Artigos