O grau de participação requerido dos estudantes em atividades experimentais de Química: Uma análise dos livros de Ciências aprovados no PNLD/2007
Palavras-chave:
Livro didático, experimentação, Educação em Química, ensino fundamental, PNLD.Resumo
Concebendo que a experimentação para o ensino de ciências pode ocorrer conforme diferentes modalidades, realizamos a Análise de Conteúdo das 12 coleções de livros didáticos de Ciências aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático-PNLD/2007 (1ª a 4ª séries). Tendo encontrado nestes livros 182 propostas de experimentos com a ocorrência de transformações químicas, aplicou-se um instrumento para sua classificação quanto ao grau de participação exigido dos estudantes em sua condução. Os resultados mostram que este conjunto de livros possui elevada quantidade de atividades que exigem dos estudantes apenas a montagem de aparatos, as observações/coletas de dados e a tomada de conclusões. As atividades que incentivam a etapa de planejamento do experimento são oito, sendo apenas duas que incentivam a formulação de hipóteses. Apesar dos livros não demonstrarem aderência com resultados e concepções mais contemporâneas da Educação em Ciências, comentamos ao final do artigo alguns exemplos positivos detectados nesta análise.
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