Ensino de Química e Inclusão na Educação Básica: Mapeamento da Produção Científica Nacional
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u475501Palavras-chave:
Ensino de química, Estudo bibliográfico, Inclusão, Educação básicaResumo
Considerando a crescente presença de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) em escolas regulares, este trabalho teve como objetivo levantar e analisar estudos brasileiros sobre o ensino de química na perspectiva inclusiva, publicados em periódicos científicos revisados por pares. Foram consideradas três plataformas de pesquisa: o Portal de Periódicos da Capes, o Scientific Electronic Library Online e a revista Química Nova na Escola. A pesquisa do tipo bibliográfica foi realizada em cinco fases: exploração das fontes bibliográficas, leitura do material, fichamento, ordenação/análise das fichas e tomada de inferências. O emprego de 6 combinações de termos de busca recuperou 26 artigos, publicados entre 2008 e 2019, cujas análises de conteúdo — dos tipos temática e categorial — possibilitaram a identificação de três núcleos temáticos: o professor e suas necessidades, o aprendiz e suas necessidades e as mediações pedagógicas. Os resultados revelam que a educação especial requer maior atenção por parte da pesquisa acadêmica; que a maioria dos estudos tem como núcleo temático o professor e suas necessidades (especialmente, as formativas); e que há diversos aspectos da educação inclusiva ainda inexplorados, sobretudo no que tange ao aprendiz e suas necessidades, dada a ausência, nos artigos levantados, de parcela considerável do PAEE (por exemplo, pessoas com Transtorno do Espectro Autista, altas habilidades/superdotação, deficiência intelectual e deficiência física).
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