Imagens Fotográficas em Livros Didáticos de Química: Um Estudo a Partir da Gramática do Design Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11851206

Palavras-chave:

Fotografia, Semiótica Social, Cinética Química

Resumo

Considerando-se a presença de fotografias em diferentes contextos, incluindo os educativos, este trabalho teve por intuito caracterizar as imagens fotográficas presentes nos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018, especificamente para o tópico de cinética química. Como suporte teórico-metodológico foi adotado a gramática do design visual, sendo analisados os significados representacionais (narrativos e conceituais, bem como seus atores) e os significados composicionais (que tratam basicamente da disposição visual da imagem e suas relações com o texto). Os resultados indicaram considerável presença das fotografias nos livros, as quais retrataram diferentes aspectos da química, com predomínio para uso/aplicação de materiais e produtos, fenômenos da natureza e experimentos. Todavia, a relação entre o texto verbal e as fotografias apresentaram baixa conectividade e predomínio de um caráter indireto, alinhavando-se a um papel ilustrativo para o conhecimento químico, que se apresenta de modo implícito. Do ponto de vista pedagógico, há possibilidades de leituras diversas com a necessidade de problematização desses aspectos implícitos para a aproximação com as diferentes representações do conhecimento em química. A gramática do design visual tem potencial para permitir essas leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, R. M. (2013). Imagens do livro didático de geografia: representações do espaço geográfico. Revista de Ensino de Geografia, 4(6), 82–99. http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.6/Art5v4n6.pdf

Coutinho, F. Â., Soares, A. G., & Braga, S. A. de M. (2011). Análise do valor didático de imagens presentes em livros de biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 10(3), 1–18. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4085

Costa, C. (2013). Educação, imagem e mídias (2ª ed.). Cortez.

Costa, J. S., & Albuquerque, T. C. C. (2021). Estamos sendo invadidos: discutindo sobre os conceitos científicos relacionados à pandemia de COVID-19 através da elaboração de memes. Revista Iberoamericana de Educación, 87(1), 115–134. https://doi.org/10.35362/rie8714579

Duit, R. (1991). On the role of analogies and metaphors in learning Science. Science Education, 75(6), 649–672. https://doi.org/10.1002/sce.3730750606

Francisco Junior, W. E. (2020). O Alquimista em busca da Pedra Filosofal: “alquimiando” ciência e arte a partir de uma pintura. Domínios da Imagem, 14(27), 354–372. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p354

Francisco Junior, W. E., Albuquerque, T. C. C., Costa, B. L. S., & Gomes, R. L. (2023). Science by means of memes? Meanings of Covid-19 in Brazil based on Instagram posts. Journal of Science Communication, 22(04), A03. https://doi.org/10.22323/2.22040203

Gibin, G. B., & Ferreira, L.H. (2009). Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química Nova na Escola, 35(1), 19–26. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_1/04-RSA-87-10.pdf

Kossoy, B. (2007). Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpetuo. Ateliê Editorial.

Kress, G., Jewitt, C., Ogborn, J., & Charalampos, T. (2001). Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom. Continuum.

Kress, G., & van Leeuwen, T. (2006). Reading images: the grammar of visual design. Routledge.

Lee, V. R. (2010). Adaptations and continuities in the use and design of visual representations in US middle school science textbooks. International Journal of Science Education, 32(8), 1099–1126. https://doi.org/10.1080/09500690903253916

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (2017). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (2ª ed.). EPU.

Mayer, R. E., Steinhoff, K., Bower, G., & Mars, R. (1993). A generative theory of textbook design: using annotated illustrations to foster meaningful learning of science text. Educational Technology Research and Development, 43(1), 31–43. https://doi.org/10.1007/BF02300480

Monteiro, I. G., & Justi, R. (2000). Analogias em livros didáticos de química brasileiros destinados ao Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, 5(2), 67–91. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/650/441

Moro, L., Mortimer, E. F., & Tiberghien, A. (2020). The use of social semiotic multimodality and joint action theory to describe teaching practices: two cases studies with experienced teachers. Classroom Discourse, 11(3), 229–251. https://doi.org/10.1080/19463014.2019.1570528

Pietrocola, M. (2010). Curiosidade e imaginação: os caminhos do conhecimento nas ciências, nas artes e no ensino. In A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática (pp. 119–134). Cengage Learning.

Postigo, Y., & Asunción López-Manjón, A. (2019). Images in biology: are instructional criteria used in textbook image design? International Journal of Science Education, 41(2), 210–229. https://doi.org/10.1080/09500693.2018.1548043

Pozzer, L. L., & Roth W-M. (2003). Prevalence, function and structure of photographs in high school Biology textbooks. Journal of Research in Science Teaching, 40(10), 1089–1114. https://doi.org/10.1002/tea.10122

Pozzer-Ardenghi, L., & Roth, W-M. (2005). Making sense of photographs. Science Education, 89(2), 219–241. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20045

Pralon, L. H. (2012). Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In I. Martins, G. Gouvêa, & R. Vilanova (Orgs.), O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula (pp. 159–170). FAPERJ.

Pralon, L. H., & Gouvêa, G. (08–13 de novembro, 2009). Imagens da saúde no livro didático de ciências [Trabalho Completo]. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Roth, W-M., Bowen, G. M., & McGinn, M. K. (1999). Differences in graph-related practices between high school biology textbooks and scientific ecology journals. Journal of Research in Science Teaching, 36(9), 977–1019. https://doi.org/10.1002/(sici)1098-2736(199911)36:9<977::aid-tea3>3.0.co;2-v

Silva, M. V. G., & Hussein, F. R. G. (10–13 de novembro, 2013). O uso de fotografias para avaliação da aprendizagem dos conceitos de fenômenos físicos e reações químicas [Trabalho Completo]. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.

Souza, L. H. P., Rêgo, S. C. R., & Gouvêa, G. (2010). A imagem em artigos publicados no período 1998–2007 na área de educação em ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 12(3), 85–100. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120307

Stylianidou, F. (2002). Analysis of science textbook pictures about energy and pupils’ readings of them. International Journal of Science Education, 24(3), 257–283. http://dx.doi.org/10.1080/09500690110078905

Tang, K.-S. (2016). The interplay of representations and patterns of classroom discourse in science teaching sequences. International Journal of Science Education, 38(13), 2069–2095. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1218568

Tang, K.-S., Won, M., & Treagust, D. (2019): Analytical framework for student-generated drawings. International Journal of Science Education, 41(19), 2296–2322. https://doi.org/10.1080/09500693.2019.1672906

Upahi, J. E., & Ramnarain, U. (2019). Representations of chemical phenomena in secondary school chemistry textbooks. Chemistry Education: Research and Practice, 20(1), 146–159. https://doi.org/10.1039/C8RP00191J

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Alves, F. C., Yamashita, M., & Francisco Junior, W. E. (2023). Imagens Fotográficas em Livros Didáticos de Química: Um Estudo a Partir da Gramática do Design Visual. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e43873, 1–22. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11851206

Edição

Seção

Artigos